Retorno Escolar

Depois de meses com aulas acontecendo apenas de forma não presencial com atividades remotas, finalmente foi possível o retorno das atividades presenciais nas EMEIS e EMEBS de Sobradinho.

De acordo com o Vice-prefeito e Secretário de Educação, Ivan Trevisan, todas as escolas tiveram a vistoria do COE Municipal, tendo seu Plano de Contingência aprovado. Trevisan salienta que as escolas estão seguindo os protocolos sanitários, onde professores e funcionários receberam equipamentos de EPIS, uso obrigatório de máscara, ao entrar na escola é aferida a temperatura da criança e realizado a higienização com borrifador de álcool 70% nas mãos, calçados e mochilas, ou seja todos os cuidados para evitar o contágio e a transmissão da Covid-19 estão sendo tomados.

As aulas iniciaram de modo híbrido, isto é, mesclando atividades presenciais e não presenciais. Respeitando o distanciamento entre alunos e professor, turmas maiores foram divididas em grupo A e B, onde cada grupo frequenta a escola uma semana. Na semana que estão em casa realizam atividades remotas. Os professores mantêm a comunicação com alunos e famílias através das redes sociais e pelo Google meet.

Segundo as direções o retorno está tranquilo, os alunos estão vindo de casa bem conscientes dos cuidados. Os recreios são realizados por turmas, em horários diferentes. Os lanches são servidos nas salas de aula. Não são usados os ginásios, pracinhas  e brinquedos coletivos.

Os alunos cujas famílias optaram pelo ensino remoto, retiram as atividades na escola e depois de um mês farão as devolutivas. Eles também mantém contato com os professores através das tecnologias citadas.

Nas EMEIs as aulas continuam seguindo o modelo adotado no início do ano, onde a turma foi dividida em dois grupos, sendo que cada grupo frequenta a escola em um turno (manhã ou tarde) conforme tratado com os pais anteriormente.

A Secretaria de Educação, juntamente com toda a equipe da rede municipal, está empenhada em fazer o melhor possível para que esse retorno seja com segurança, conforto e acolhimento. As escolas estão oferecendo aulas de reforço no turno inverso para os alunos que encontram dificuldade para realizar as atividades. O AEE – Atendimento Educacional Especializado – também é oferecido aos alunos com necessidades especiais ou transtornos de comportamento.

De acordo com o levantamento da Secretaria de Educação junto as EMEBs o percentual de alunos que estão frequentando as escolas está da seguinte maneira: Escola São Valentim 70% estão frequentando as aulas presenciais; Borges de Medeiros 63%; Adolpho Sebastiany 77%; Espírito Santo 50%; Flor Fabrício Ceretta 64%; Seomar Mainardi 61.2%; e Geralcino Dornelles 51,5%.

Já nas EMEIs a grande maioria optou pelo retorno presencial, cerca de 90% estão frequentando as aulas. De acordo com o levantamento realizado pela Secretaria, as famílias estão demonstrando tranquilidade e segurança em trazer as crianças para a escola, pois é mantido um diálogo constante a respeito das medidas e protocolos que estão sendo seguidos no decorrer das atividades.

Conforme o prefeito Armando Mayerhofer, esse retorno é necessário e muito importante, e isso só foi possível através da dedicação de todos os profissionais  da rede municipal de ensino. A Administração Municipal agradece todos os profissionais da educação que durante as atividades remotas se empenharam ao máximo para dar continuidade a educação de qualidade do nosso município.