Sobradinho adquire equipamento agrícola para distribuição de esterco líquido

A Administração Municipal, através da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente adquiriu equipamento agrícola para distribuição de esterco líquido – fertilizante orgânico, o qual foi concedido para a Associação de Produtores de Leite de Sobradinho.

O equipamento ano de fabricação 2021, tem capacidade para 5 mil litros e conta com manga de sucção, sistema de bomba a vácuo, sistema de rodagem e eixo TANDEM com rodas aro 20. A entrega aconteceu no Parque de Máquinas de Sobradinho e contou com a presença do Prefeito Armando Mayerhofer, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Adriano Dreher, o Secretário de Obras e Serviços Olandir Barnardy, a presidente da Associação de Produtores de Leite Ivani Becker Arend e os membros da Associação Robson e Renan Ruoso, os quais agradeceram a Administração pelo investimento e destacaram que o equipamento será de grande importância para o trabalho realizado pela Associação.

O Secretário Adriano Dreher aproveitou a oportunidade para lançar o Programa Municipal de Construção de Esterqueiras. O objetivo é realizar a construção de esterqueiras para recolher os dejetos bovinos e suínos nas propriedades dos agricultores do município, proporcionando a melhoria do saneamento básico, a fertilidade e estrutura do solo, preservação dos recursos naturais e aumento na produtividade.

A Administração Municipal ficará responsável pela escavação do local, a Emater fará a definição do local para realização do projeto técnico, acompanhamento das execução e orientação dos manejos. Já o produtor fará a aquisição de geomembrana PEAD (Polietileno de alta densidade), a cobertura da esterqueira e o cercamento do local.

Adriano salienta que a definição dos beneficiários será a partir de inscrição junto a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, sendo estes preferencialmente membros ativos a Associação de Produtores de Leite de Sobradinho.

O Prefeito Armando Mayehofer destaca que o objetivo da Administração é continuar incentivando os produtores, pois uma agricultura fortalecida é sinônimo de um comércio forte e consequentemente de um município desenvolvido.