Aulas presenciais na rede municipal devem iniciar na próxima segunda-feira

A Secretaria de Educação de Sobradinho informa que seguindo as novas orientações do Governo do Estado as aulas na rede municipal iniciam na próxima segunda-feira, dia 03 de maio. A Secretaria esteve reunida na tarde de quarta-feira, 28, com os diretores das EMEIs e EMEBs para discutir sobre o retorno das aulas presenciais.

De acordo com o Vice-prefeito e Secretário de Educação, Cultura, Turismo e Desporto Ivan Trevisan, na Educação Infantil (EMEIs) as aulas continuarão seguindo o modelo adotado no início do ano, onde a turma será dividida em dois grupos, sendo que cada grupo frequentará a EMEI em um turno (manhã ou tarde) conforme tratado com os pais anteriormente. O horário de atendimento será das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.

Já para as turmas do pré ao 9º ano , nas EMEBs, o ensino será no modelo híbrido, o qual intercala atividades presenciais e não presenciais. Os estudantes frequentarão as aulas presenciais de forma escalonada, com a turma dividida em dois grupos, onde em cada semana um grupo terá aulas presenciais e outro atividades remotas, na semana seguinte o processo se inverte. Cada instituição de ensino definirá o cronograma de participação dos alunos e os pais serão avisados via grupo de WhatsApp.

A Secretária salienta que os pais terão a opção de permitir ou não que os alunos retornem para as aulas presenciais, sendo que os mesmos terão que assinar dois documentos, sendo um termo de responsabilização pela atividade presencial ou não presencial, e outro será um termo de compromisso para os pais que optarem por manterem os filhos em casa, no qual se responsabilizam em retirar as atividades na escola, fazer a devolutiva na data certa e auxiliar os filhos nas atividades em casa.

Trevisan salienta que o grande desafio do momento é integrar a educação presencial com as atividades pedagógicas não presenciais estimulando as interações mediadas pelas ferramentas tecnológicas dentro e fora do espaço escolar. O Vice-prefeito e Secretário reforça a importância de compartilhar com pais e solicitar seu apoio na adoção das medidas de segurança adotadas no retorno das aulas presenciais.