Prefeito de Sobradinho se reúne com representantes da CACISS e Sindilojas

O prefeito Armando Mayerhofer recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 11, em seu gabinete, a presidente da Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Sobradinho – CACISS, Tatiana Lisboa, bem como alguns membros da entidade, entre eles, Fabio Marion, Roberto Mainardi e Emerson Torrel e também o presidente do Sindicato do Comércio Varejista – Sindilojas, Vianei Pasa.

As entidades demostraram grande preocupação com o Decreto do Governo do Estado quanto ao não funcionamento do comércio. Na oportunidade solicitaram a fiscalização em relação as filas pedindo para que as pessoas mantenham a distância segura e o uso de máscara.

O Prefeito expôs que a Associações dos Municípios do Centro Serra encaminhou documento ao Governo do Estado solicitando a volta da cogestão para que os prefeitos possam ter autonomia para flexibilizar as normas dentro da realidade de cada município.

Quanto a questão das aglomerações a Administração Municipal vem coibindo essa prática através da ação dos fiscais, ação essa que será intensificada nos próximos dias, evitando que as pessoas se aglomerem e acelerem a transmissão do vírus.

Na reunião ficou definido que a Administração irá prorrogar o pagamento da 1° parcela do IPTU e cota única para o dia 10 de maio, segunda parcela será dia 10 de junho, terceira parcela dia 10 de julho e as demais permanecem com a mesma data de vencimento. Taxa de vistoria também foi prorrogada para o dia 10 de maio. Já o ISSQN terá vencimentos em 10 de maio, 10 de junho e 10 de agosto.

A Administração Municipal estará encaminhando também para a Câmara Municipal de Vereadores projeto de lei implementando o REFIS para pagamento de dívida ativa com isenção de juros e multa.

O Prefeito considera que a reunião foi de extrema importância, uma vez que a preocupação da Administração Pública é implementar todas as medidas de prevenção ao coronavírus, mas ao mesmo tempo se preocupa em buscar alternativas para o comércio funcionar dentro das restrições, pois o fechamento do comércio afeta diretamente a arrecadação de ICMS, uma das principais fontes de arrecadação do município.

Mayerhofer espera que o Governo do Estado ouça o clamor dos prefeitos em relação a volta da cogestão para assim implantar medidas que se adaptem a realidade de cada município e dessa maneira a Administração continuará zelando pela saúde da população e ao mesmo tempo manterá a economia do município ativa, evitando demissões e o fechamento de empresas.