Projeto de Assistência Técnica e Gerencial é apresentado ao prefeito de Sobradinho

O prefeito de Sobradinho, Armando Mayerhofer recebeu em seu gabinete o presidente do Sindicato Rural, João Carlos Guarienti, o diretor Alceu Mariani e o engenheiro agrônomo do SENAR, Jonatas Munari.

O grupo tratou sobre o Projeto de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG, que foi implementado pelo SENAR, no Estado do Rio Grande do Sul, em fevereiro de 2020. O projeto consiste na oferta de atendimentos às propriedades rurais, com serviço de consultoria gerencial associada à adequação tecnológica das propriedades, auxiliando os produtores a obterem melhores resultados técnicos e econômicos na sua atividade produtiva.

Na oportunidade, ficou acertado que o município irá indicar uma cadeia produtiva para ser contemplada pelo projeto, beneficiando inicialmente 30 produtores rurais, os quais serão assistidos por um técnico de campo, que acompanhará de forma individualizada cada propriedade, meio dia por mês, durante o período de 24 meses, disseminando conhecimento e implantando melhorias conforme as necessidades de cada área.

O trabalho se baseia em seis eixos de atuação, que são: Formação profissional rural; difusão tecnológica; boas práticas agropecuárias; empreendedorismo e gestão; disseminação do conhecimento; controle, análise e avaliação das ações previstas.

Já a metodologia de Assistência Técnica e Gerencial está fundamentada em cinco etapas, que abrangem todo o processo a ser aplicado no desenvolvimento da propriedade rural atendida, que consiste no diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitação complementar e avaliação sistemática.

O prefeito Armando Mayerhofer destaca a importância desta parceria entre Prefeitura, Sindicato Rural e Senar, no sentido de viabilizar aos produtores rurais do município uma assistência técnica especializada, para aumentar a produção e a lucratividade, fortalecendo ainda mais o setor agrícola, que é essencial para o desenvolvimento do município.