Prefeito de Sobradinho e diretor administrativo participam de audiências em Porto Alegre

O prefeito de Sobradinho, Armando Mayerhofer e o diretor do Departamento de Atividades Administrativas da Prefeitura, Edenir Buligon viajaram nesta quinta-feira, 04, a Porto Alegre.

Na ocasião, estiveram reunidos com o presidente do Ipê, José Guilherme Kliemann, oportunidade em que questionaram o expressivo aumento das alíquotas do Ipê Saúde, visto que em 2013 eram pagos 13.2% e em 2021 chegou a 37.10% . O prefeito explicou o quanto este acréscimo compromete os servidores municipais, que arcam com uma alíquota de 22.69% e a Prefeitura mais 14.41%. Mayerhofer esclareceu que este percentual é extremamente alto, motivando muitos servidores a optarem pelo cancelamento do plano de saúde. Dessa forma, solicitou que o Instituto de Previdência reveja esse percentual, bem como apresente os motivos que acarretaram neste aumento exorbitante da alíquota, nos últimos anos. Na oportunidade, o presidente do Ipê se comprometeu em encaminhar para a Prefeitura um relatório com todos os gastos do município, possibilitando assim uma avaliação e posterior busca pela redução já para o próximo ano.

No Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem – DAER foram recebidos pelo diretor-geral, engenheiro civil Luciano Faustino, onde juntamente com os prefeitos de Lagoa Bonita do Sul, Luiz Francisco Fagundes e de Cerro Branco, Edson Joel Lawall, solicitaram a recuperação da estrada que liga Sobradinho a Cerro Branco, a qual está em péssimas condições de tráfego. Na ocasião, os prefeitos se colocaram a disposição para auxiliar com o maquinário das Prefeituras, para a recuperação deste trecho o mais breve possível. Na oportunidade, foi informado aos gestores municipais que há uma programação para recuperar esta estrada, nos próximos dias, através de uma empresa terceirizada e, se caso essa previsão não se concretize, será feito o contato com as três Prefeituras, para que em conjunto com o DAER possam recuperar o trecho, levando em conta que esse período é de escoamento da produção rural.

Os representantes de Sobradinho também solicitaram uma definição por parte do DAER em relação ao pedido feito, há algum tempo, para a instalação de lombadas na ERS – 400 e RSC – 481, evitando que ocorram mais acidentes, visto que já houve muitos, inclusive com vítimas fatais. Ainda em reunião, cobraram uma posição do DAER quanto ao requerimento feito pelo município, para a modificação dos trevos de acesso à cidade. Na ocasião, o DAER informou que já fez um estudo e que na próxima semana deverá vir a Sobradinho um engenheiro de Cachoeira do Sul, para fornecer mais detalhes em relação à alteração nos trevos, onde também já ocorreram diversos acidentes.

O prefeito Mayerhofer avalia positivamente a viagem, visto que foram tratados sobre diversos assuntos de interesse do município e nos próximos dias a Administração Municipal já deverá receber um retorno em relação às demandas apresentadas.