Polo EaD de Sobradinho realiza Formatura Virtual

“Foi uma solenidade atípica, devido à pandemia do Covid-19, mas não menos importante, linda e emocionante!”
No sábado, dia 29 de agosto, às 15 Horas, pelo Google Meet, a equipe do Polo teve a imensa satisfação de prestigiar a colação de grau dos seus acadêmicos. Formamos mais uma turma de Letras Português Licenciatura pela UFSM/UAB/EaD. Contamos com a presença do Reitor da Universidade, Prof. Paulo Afonso Burman, do Diretor do NTE, Prof. Paulo Colusso e do Diretor do CAL, Prof. Cláudio Esteves e da Coordenadora do Curso Prof.ª Andrea Reginatto.

A solenidade cumpriu com o protocolo normal de uma cerimônia de colação presencial, com pronunciamentos das autoridades presentes, citação nominal de cada formando pela coordenadora do curso e juramento virtual da turma toda! A ata de colação aconteceu pelo chat do aplicativo Google Meet e foram realizados registros fotográficos do evento. Aos familiares e amigos foi disponibilizado o link de gravação da solenidade de formatura, para que todos possam assistir e sentir a realização do momento. Vale registrar ainda, que na formatura virtual também teve nervosismo, muita alegria e comemoração (com brinde) no encontro virtual realizado na sequencia da colação, somente com turma do Polo de Sobradinho. Foi show! Formandos também agradeceram pelo apoio do Polo (na pessoa da Coordenadora Scheila, da Assistente a Docência Diana Vendruscollo e em especial a Tutora Presencial Jane Müller, pela grande dedicação e competência) e pela oportunidade de formação!

Fazemos uso das palavras da Coordenadora Andrea: – É com alegria que desejamos aos formandos, sucesso nos desafios diários do fazer profissional docente, acreditando sempre na educação pública de qualidade, nas tecnologias e na humanidade!

Outro registro importante a ser feito, diz respeito à continuidade dos estudos na Educação a Distância, pois é uma Modalidade de Educação que promove a formação de forma virtual, através da utilização de ferramentas tecnológicas. Após a epidemia do Covid-19 foram necessárias várias adaptações para que todo o trabalho presencial pudesse ser também realizado de forma virtual e então, as provas, defesas de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e Estágios foram e estão sendo realizados em diferentes formatos, com todos os cursos ofertados pelas diferentes instituições, primando sempre pela qualidade e comprometimento com a formação acadêmica gratuita, para todos!

Agradecimentos à Prefeitura Municipal de Sobradinho que mantém o Polo Regional de Ensino Superior a Distância e promove formação e desenvolvimento para toda a Região Centro Serra do RS!

Texto e imagens: Scheila Simone Secretti.