Uso das tecnologias pelas famílias da Rede Municipal de Ensino foi tema de pesquisa realizada pela Secretaria de Educação de Sobradinho

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto juntamente com o Conselho Municipal de Educação enviaram uma pesquisa para as famílias dos estudantes/crianças da Rede Municipal de Ensino de Sobradinho. A pesquisa tinha o objetivo de conhecer a realidade tecnológica e assim poder construir um plano de ação pedagógico focando nesses dados.

O Conselho Municipal de Educação exarou no Parecer 001/2020, que está disponível no link http://sobradinho.rs.gov.br/portal/conselho-municipal-de-educacao-2, que os meios digitais podem servir de auxilio nas atividades pedagógicas não presencias e na manutenção de vínculo e com a pesquisa observou-se que muitas famílias possuem acesso, mas que poucos têm conhecimento para o uso desta tecnologia no meio educacional.

A Secretaria Municipal de Educação orientou suas instituições desde o inicio da Pandemia a oferecer via Whatsapp, Facebook e outros meios, atividades e esclarecimento de dúvidas e, especificamente na educação infantil, o uso das redes comtemplaria a manutenção de vínculo.

Entretanto, com a conclusão da pesquisa, observou-se que instituir uma plataforma digital para todos os alunos, torna-se inviável, tendo em vista os dados da pesquisa. Porém, isso não impede a utilização de todos os meios digitais pelos profissionais e famílias que se sentirem preparados e que possuírem condições para tal uso.

Conforme a Secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Cleura Minietto, as atividades não presenciais de forma física continuarão sendo enviadas, pois a maior preocupação é que TODOS tenham acesso e que não percam o vínculo com a escola.