Sobradinho participa de reunião online promovida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE)

A Presidente do Conselho Municipal de Educação e representante da UNCME, Professora Catiéli Bonelli participou na última quarta-feira, 08, de seminário online, promovido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e pelo movimento Todos pela Educação e o Banco Mundial.

Uma das pautas da reunião foi o esclarecimento de algumas questões em relação às aulas online, como por exemplo,  se o conteúdo repassado por meio remoto pode ou não ser considerado como aula pelos professores. O objetivo das discussões foi o de orientar as redes de ensino e ajudar a responder a essas e outras questões, onde o Conselho Nacional de Educação (CNE) preparou uma resolução e um parecer sobre educação remota e retomada das aulas após a suspensão das atividades presenciais para o combate à pandemia do novo coronavírus (covid-19). O documento irá esclarecer quais são os meios remotos pelos quais a escola poderá atuar, que vão desde a entrega física de materiais para as famílias e aulas pela TV e rádio às vídeoaulas transmitidas pela internet.

De acordo com a conselheira do CNE, Maria Helena Guimarães de Castro, “A grande dificuldade que o Brasil, assim como os demais países, está enfrentando é a situação imprevisível em uma área que não tem tradicionalmente a cultura do digital, do trabalho remoto ou da educação a distância. Isso é novo e complexo para quem está trabalhando com educação básica nas escolas públicas e particulares”. Já a Presidente do Conselho Municipal de Educação, Professora Catiéli, afirma que no município de Sobradinho, o Conselho segue aguardando a resolução, mantendo o diálogo com a Secretaria de Educação que já está montando seu plano e reorganizando o Calendário escolar. O próximo passo é, a partir da nova resolução nacional, criar uma normativa municipal que contemple a nossa realidade. “Estamos sempre acompanhando as web conferências, com um diálogo muito importante com a UNCME RS e com a UNDIME.”, afirma ela.