Prefeitura Municipal realiza reunião com empresários do ramo alimentício

O Município de Sobradinho realizou, na tarde desta segunda-feira, 06, na Câmara de Vereadores, capacitação com os proprietários dos restaurantes, bares e lanchonetes sobre as medidas que devem ser adotas pelos estabelecimentos para enfrentamento da Pandemia de COVID-19 (coronavírus). Na ocasião, estavam presentes o Vice-Prefeito Armando Mayerhoff, a Procuradora Jurídica do Município, Dra. Greta D’Olanda, Secretários de Finanças e Planejamento Felipe Secretti e de Administração Diego Batista da Silva.

O Secretário de Finanças e Planejamento, Felipe Secretti, responsável pelo setor de fiscalização do Município esclareceu aos participantes que o objetivo da reunião era apresentar aos proprietários as medidas que deveriam ser observadas para que pudessem desempenhar suas atividades dentro das normativas legais. Ainda, referiu que a Administração Municipal está engajada na viabilização do combate ao COVID19, mas que além disso precisa haver colaboração de todos para o enfrentamento do vírus e que com isso possamos manter comércio do nosso Município em atividade constante.

Na oportunidade, a Procuradora Jurídica do Município, Dra. Greta D’Olanda, realizou orientações, bem como esclarecimentos aos empresários do ramo de atividade em questão sobre as normas constantes nos Decretos Estadual e Municipal que devem ser observadas principalmente quanto a higienização prevista no art. 3º, bem como dos horários de funcionamento.

A Procuradora esclareceu que todos os estabelecimentos devem funcionar das 07h às 19h e que não poderá haver aglomeração de mesas e pessoas nos estabelecimentos, devendo ser respeitado o limite de 2m de distância e que haja espaçamento suficiente entre as mesas. Salientou que devem ser utilizados pelos funcionários os EPIS bem como rigorosamente as normas de prevenção de higienização no início das atividades, a cada uso e após três horas a limpeza de pisos, forros, paredes, sanitários, como todas superfícies de toque. Após, as 19h somente poderá funcionar com sistema de tele-entrega ou pegue e leve sem aglomeração nos estabelecimentos nessa última modalidade. Por fim, ressaltou que em caso de descumprimento os estabelecimentos estão sujeitos a sanções administrativas desde advertência até fechamento do estabelecimento.

No momento da reunião foram entregues aos participantes cópia dos artigos das normativas com as medidas obrigatórias a serem cumpridas pelos estabelecimentos, bem como esclarecidas dúvidas dos presentes.

O Vice-prefeito, Armando Mayerhof noticiou que nesta terça-feira estará sendo realizada reunião com a representante do Ministério Público, Dra. Amanda Giovanaz para medidas de enfrentamento ao COVID19. Por fim, o Secretário Municipal de Finanças e Planejamento informou aos participantes algumas medidas complementares que estarão sendo adotadas nos próximos dias no combate ao COVID19.