Coletiva de Imprensa foi realizada na Prefeitura de Sobradinho para tratar sobre as medidas frente do Covid-19 , o Coronavírus

Na manhã desta terça-feira, 17, aconteceu na Sala de Reuniões da Prefeitura Municipal de Sobradinho, uma coletiva de imprensa realizada pelos municípios da AMCSerra. Estiveram presentes os Secretários de Saúde Sobradinho, Nilo Wietzke, de Ibarama, Catiele Matana, de Arroio do Tigre, Verediana Limberger, de Segredo, Ana Feron, de Lagoa Bonita do Sul, Leonir Franceschette, de Estrela Velha, Cláudio Puntel dos Santos, de Passa Sete, Cleber Janh, profissionais da área e imprensa local e regional.

O Secretário de Saúde de Sobradinho, Nilo Wietzke, iniciou a coletiva agradecendo a presença de todos e destacando que o principal objetivo era o de esclarecer as medidas que estão sendo adotadas por todas as secretarias de saúde da região. Em sua fala, Nilo solicitou a colaboração de todos e orientou que procurem não criar pânico frente à situação. Já a Secretária do município de Segredo, Ana Feron, orientou toda a população a manter a calma e seguir as orientações dos órgãos de saúde, ressaltando que o momento é de pensar no coletivo. A Secretária de Arroio do Tigre, Veridiana Limberger, solicitou que a população procure as unidades de saúde em casos de urgência e emergência, procurando enviar aglomerações nas unidades de saúde para que, assim, os profissionais consigam trabalhar da melhor forma possível.

Após a abertura, realizada pelos secretários, o Médico Mauro Giménez Olazar trouxe informações sobre o vírus, como ele se manifesta e como há a sua proliferação, solicitando a colaboração de todos para que procurem permanecer longe de hospitais e unidades de saúde, pois, é onde há mais risco do vírus de fazer presente, e que procurem ajuda somente em casos de emergência.

Na sequencia, a Enfermeira Roberta Motta Holzschuh falou sobre as principais orientações que a população deve seguir para evitar a proliferação do vírus, evitar compartilhamento de objetos, aglomerações e lavar as mãos estão entre as principais. Além disso, a enfermeira informou que, por enquanto, não existe a circulação do Covid-19 dentro do estado o Rio Grande do Sul, mas que é necessário a ajuda de todos para que isso não ocorra. Foi informado também que alguns serviços nas unidades de saúde da região estão suspensos, como grupos e oficinas de saúde e consultas de revisão para que não exista grande circulação de pessoas nas unidades.

Após as perguntas dos veículos de comunicação a coletiva foi finalizada, com os agradecimentos dos gestores e dos técnicos que reforçaram mais uma vez o pedido de colaboração de todos para que as pessoas protejam-se, seguindo as orientações que foram passadas e que evitem a circulação em ambientes onde exista aglomerações. Além disso, foi comunicado que todas as Secretarias de Saúde dos municípios da região estão trabalhando em prol do bem estar de todos os munícipes.