Agentes de Saúde recebem capacitação em Sobradinho

Os 24 agentes comunitários de saúde de Sobradinho participaram de treinamento sobre o sistema e-SUS, ministrado pelo coordenador municipal Hélio Carvalho Friedrich e pelas enfermeiras Marília Segatto, Cíntia Monteiro Bugs, Marília Binotto e Janaina Sebastiany.

Conforme o secretário de Saúde, Nilo Wietzke, a Prefeitura adquiriu tablets novos para os agentes de saúde efetuarem os registros de dados diretamente no sistema e-SUS, uma vez que a partir de 2020 os prontuários serão totalmente eletrônicos. Ele adianta que os agentes de saúde terão que fazer o recadastramento dos pacientes de cada unidade de saúde, pois atualmente cerca de 6.500 pacientes estão cadastrados e o Município deverá atingir no mínimo 10 mil cadastros para receber os recursos federais, que a partir de agora serão por produção, ou seja, pela quantidade de atendimentos realizados. Dessa forma, o paciente só poderá ser atendido na unidade de saúde de sua referência, onde está cadastrado, ou excepcionalmente em caso de férias do profissional, será encaminhado para outra unidade.

O novo sistema é uma estratégia do Ministério da Saúde, de incorporação da saúde digital, como forma de garantir mais agilidade, já que dispensa o preenchimento manual de cadastros, permitindo ao agente de saúde, por exemplo, inserir de imediato as informações das visitas feitas às casas dos pacientes na plataforma digital, que funciona off-line. Desse modo, o profissional não precisa se deslocar até a unidade de saúde para inserir os dados, o que garante mais eficiência ao processo.