Conselheiros Tutelares da região participam de capacitação em Sobradinho

O Município de Sobradinho está sediando, na Câmara Municipal de Vereadores, uma capacitação para os conselheiros tutelares (titulares e suplentes), eleitos para o quadriênio 2020-2023, dos municípios de Sobradinho, Passa Sete, Lagoão, Ibarama, Segredo, Lagoa Bonita do Sul e Estrela Velha, além dos profissionais da Rede Socioassistencial.

A programação iniciou nesta quarta-feira (27\11), às 13h30min, com o painel “Identificação de situações de violação de direitos e abuso sexual”, a cargo da Delegada da Polícia Civil de Arroio do Tigre e Sobradinho, Graciela Foresti Chagas. Em seguida, o Juiz da Comarca de Sobradinho, Dr. Cristiano Eduardo Meincke, falou sobre “Poder Judiciário e atuação do Conselho Tutelar”.

Na manhã desta quinta-feira (28), a capacitação teve sequência com o painel “Ministério Público e atuação do Conselho Tutelar”, com a Promotora de Justiça da Comarca de Sobradinho, Dra. Amanda Giovanaz.

Nesta sexta-feira (29) às 13h30min, os representantes da 6ª Coordenadoria Regional de Educação – CRE, Lucijane Ferreira e Leonardo Souza, abordarão o “FICAI Online”, que visa garantir a permanência da criança e do adolescente na sala de aula através de parceria entre a escola, o Conselho Tutelar e o Ministério Público. Após, a assistente social da Proteção Social Especial – PSE, Roberta Ferreira Billig e a psicóloga Graziela Rodrigues Lucas, falarão sobre “O cotidiano do Conselho Tutelar e a Rede Socioassistencial”.

Conforme os organizadores, o principal objetivo é através de palestras dialogadas, oficinas de aprofundamento e estudos de casos, capacitar os conselheiros tutelares para a atuação na garantia de direitos e proteção das crianças e adolescentes, bem como o fortalecimento e articulação da Rede Socioassistencial da Comarca de Sobradinho.