Programação da Feira do Livro 2019 de Sobradinho abre nesta quarta-feira

A Casa da Cultura Amário Lazzari divulgou a programação da 24ª Feira do Livro de Sobradinho, que vai ocorrer de 08 a 10 de novembro, na Praça 3 de Dezembro. Neste ano, o Patrono da Feira é o escritor e consultor de Turismo e Hotelaria, Índio Cândido, a Escritora Homenageada é Giana Sebastiany e o Escritor Convidado Especial é Edison Botelho.

As atividades iniciam na quarta-feira (06), com a pré-abertura da Feira do Livro, às 19 horas, na Igreja Matriz Nossa Senhora dos Navegantes, com apresentação da Orquestra da Unisc. Na quinta-feira (07), os escritores homenageados estarão visitando as escolas do Município. Na sexta-feira, dia 08, às 9 horas, ocorrerá a abertura oficial da 24ª Feira do Livro e 13ª FERARTE, na Praça 3 de Dezembro, com a presença de autoridades e homenageados, na sequência apresentação da Banda Municipal e Grupo de Violão, além de apresentação de dança infantil e rítmica pela Escola Dr. Adolpho Sebastiany. Após, haverá apresentação de danças alemãs, pelos alunos da Escola Flor Fabricio Ceretta. Também ocorrerá a abertura das livrarias convidadas, 13ª FERARTE, Espaço do Escritor/UNISC e Espaço do Lino.

Às 13h30min destaque para apresentação dos vencedores do Festival Estudantil de Música de Venâncio Aires. Na sequência, atividades culturais a cargo das escolas. Apresentação da peça teatral “Linda Rosa Juvenil”, pela Escola Geralcino Dornelles e do Grupo de “Pequenos Gigantes”. Às 16 horas, destaque para Sarau Livre no Espaço do Escritor/UNISC, com a presença da Academia Centro Serra de letras e homenageados. Às 19 horas, na Câmara de Vereadores, painel com os escritores homenageados, apresentação do Coral Municipal e lançamento do Livro “Reflorir” de Edison Botelho.

No sábado, dia 09, a Feira abre às 8 horas. Já às 9 horas, abertura do Gabinete de Assistência Judiciária do Curso de Direito da UNISC de Sobradinho, que prestará orientações sobre direitos civis e sociais. Na sequência, abertura da exposição de desenhos do Projeto Arte e Cidadania; apresentação da peça teatral “Em busca da paz” a cargo da Escola Borges de Medeiros; apresentação com bolas, fitas e cordões ao som de músicas de filmes de sucesso, pela Escola Seomar Mainardi e apresentação artística da Escola Espírito Santo. Às 10 horas, Hora do Conto com a escritora homenageada Giana Sebastiany.

No período da tarde, às 15h30min, apresentação da peça “Sítio do Pica Pau Amarelo”, a cargo da Escola Estadual Lindolfo Silva, seguida de cerimônia de premiação dos classificados no 15º Concurso Literário Jornalista Valacir Cremonese; às 16h30min, lançamento do Livro “Nas asas da linha do tempo” de Teomar Benito Cereta; às 17 horas, show com Alex Rosa e convidados; às 20h30min, Encontro de Escritores e Academias Literárias da Região e apresentação do professor, escritor, poeta e músico, Luiz Hugo Burin; às 23h30min, os escritores vão participar da Festa no Moinho.

No domingo, dia 10, as atividades abrem às 9 horas, com a presença de Happy Day Brinquedos, que durante todo o dia estará com a promoção “Compre um livro e ganhe descontos nos brinquedos”. Às 10h30min, recital de poemas com a participação da Academia Centro Serra de Letras; às 13 horas, Torneio de Xadrez, do Centro Serra Xadrez Clube. Às 17 horas, entrega da premiação do Torneio de Xadrez e às 19 horas encerramento da 24ª Feira do Livro e 13ª FERARTE, com show da Banda Cientista Bleach.

Conforme a Diretora de Cultura e Turismo, Ingrid Hermes, a intenção dos organizadores é envolver a comunidade na Feira do Livro, criando um ambiente diversificado e agradável em prol da cultura, da arte e do incentivo à leitura.