Conselhos Escolares de Sobradinho participam de formação

Os membros dos conselhos escolares de Sobradinho participaram na noite desta quinta-feira (24), na Câmara de Vereadores, da Formação “O Fortalecimento dos Conselhos Escolares: Seja referência, faça a diferença”.

O evento foi promovido pelo Conselho Municipal de Educação, com o objetivo de discutir sobre o trabalho desenvolvido, trocar experiências e fazer uma revisão do estatuto dos Conselhos Escolares.

Na ocasião, ficou definido que no próximo ano serão promovidas formações para os conselhos nas escolas, de forma individualizada e, no final do ano, será feita uma exposição do trabalho desenvolvido por cada conselho escolar.

Durante o encontro foi destacada a importância dos conselhos escolares, os quais representam a comunidade escolar e local, atuando em conjunto e definindo os caminhos para tomar as deliberações que são de sua responsabilidade.  Também contribuem de forma decisiva para a criação de um novo cotidiano escolar, no qual a escola e a comunidade se identificam no enfrentamento não só dos desafios escolares imediatos, mas também da realidade brasileira.

Da mesma forma, foi enfatizado que a participação dos pais na vida escolar dos filhos é fundamental para garantir a qualidade da Educação. Para tanto, é aconselhado aos pais ou responsáveis se candidatarem a uma vaga no Conselho Escolar, como forma de acompanhar o trabalho feito pelos gestores, docentes e funcionários da escola e de se envolver diretamente nas decisões que serão tomadas.

Na oportunidade, também foi ressaltado que o Conselho é responsável por zelar pela manutenção e por participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira da escola. Além disso, tem um papel fundamental na democratização da Educação, já que a meta 19 do Plano Nacional de Educação (PNE) propõe estratégias para assegurar condições à gestão democrática da educação. Uma dessas estratégias seriam justamente a formação e o fortalecimento dos Conselhos Escolares. O texto ressalta a necessidade da articulação do Conselho Escolar com os outros órgãos colegiados, de forma que ele seja o aglutinador das demandas e encaminhamentos.

Ao final do encontro, foi lembrado que o Conselho Escolar é um órgão colegiado da escola, composto pelo diretor e representantes de professores, funcionários administrativos, pais, alunos ou responsáveis e comunidade local, ao qual cabe avigorar o projeto político-pedagógico de sua escola, como a própria expressão de sua organização educativa, tendo o diretor escolar como membro nato, com responsabilidade compartilhada de gestão da escola.