Secretário de Obras faz levantamento dos trabalhos de sua pasta

            O secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Olandir Bernardy, participou neste fim de semana do Programa da Prefeitura de Sobradinho, oportunidade em que fez um apanhado geral dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela sua pasta.

            Conforme ele, em virtude da umidade e da instabilidade do tempo, nos últimos dias, não foi trabalhado na recuperação de estradas rurais, apenas foram feitos alguns reparos e aberturas de bueiros. A intenção é assim que melhorar o tempo dar início ao acascalhamento das estradas de Linha Campos.

            Também lembrou que uma equipe das obras está concluindo a canalização de um terreno na saída para Ibarama. Segundo ele, a obra foi mais trabalhosa que o esperado, pois a equipe se deparou com uma espessa camada de rocha, que inclusive demandou auxilio de especialistas, porém com os equipamentos adequados foi possível perfurar e remover todo o material e instalar 200 metros de canos, sendo 140 tubos de 1 metro de diâmetro e 60 tubos de 40 cm de diâmetro. No local, também foi construída uma caixa de captação. Bernardy destaca o importante auxílio dos proprietários, que cederam o terreno para a Prefeitura instalar a tubulação, bem como dos moradores das imediações, que apesar de não serem beneficiados diretamente, entenderam a relevância e a necessidade da obra que beneficiará as famílias residentes na Rua Santa Rosa, Bairro Copetti, que há anos vinham sofrendo com alagamentos nas residências.

            Em relação à máquina adquirida pela Prefeitura para pintura de faixas, meio fio e demais sinalizações, o secretário ressalta que já foram feitos testes na Rua Capitão Veríssimo, entretanto em virtude da umidade e por ainda não haver nenhum funcionário preparado para operar o equipamento, os serviços não saíram com perfeição. Por isso, solicita a compreensão da população, uma vez que já está sendo treinado um servidor para a realização dos trabalhos de pintura de cordão, que terão sequência no centro da cidade, se estendendo para os bairros. Ele lembra que a máquina vai garantir mais eficiência no serviço, pois o que manualmente levaria cerca de um dia para ser feito, com o auxílio do equipamento poderá ser feito em 40 minutos, melhorando o rendimento dos trabalhos e economia de material.

            Também falou sobre a implantação em três ruas no centro, de faixas de segurança, com uma espécie de fita autocolante usada para demarcação viária. Ele adiantou que o material está se deteriorando muito rápido, devido ao grande fluxo de veículos, não sendo aprovado, pela pouca durabilidade.

            Bernardy lembrou que a Prefeitura já foi autorizada pela Caixa Econômica Federal, a iniciar as obras de construção da Rua Coberta, na Avenida João Antônio, Praça 3 de Dezembro. A previsão é dar início nos primeiros dias de novembro. Quanto às obras de construção do passeio público no Bairro Medianeira, ele destacou que estão bem adiantadas, sendo que a primeira etapa – que compreende o Hospital Dr. Homero até a Capela do Bairro –, está em fase de conclusão. A Administração Municipal optou por fazer o serviço em partes, para evitar transtornos à comunidade, por isso nesta semana será feita a abertura de mais um trecho para a construção do passeio. Ao todo, serão construídos 3.240 metros quadrados de passeio público nas ruas: Homero de Lima Menezes, Edwirges Teixeira Correa, Aristides Pereira e Francisca da Silva. O secretário lembra que se o tempo colaborar será possível entregar a obra ainda neste ano.

            Sobre as obras de pavimentação, ele adianta que a Prefeitura já fez a canalização e terraplenagem para o calçamento de Linha Quinca (entre a Escola Geralcino Dornelles e proximidades do Mercado Puntel). A ideia é iniciar as obras assim que se estabilizar o tempo. Também lembra que na semana passada foi concluída a pavimentação das ruas do Bairro Pinhal, agora será iniciada a construção das calçadas. Nesta semana, a equipe das obras pretende fazer a terraplenagem para início das obras de calçamento no Bairro Peões, concluindo dessa forma a pavimentação das 18 ruas, previstas no projeto.

            Da mesma forma, explicou as melhorias que estão sendo executadas no Parque da FEJÃO. A Prefeitura já removeu a grama do campo, fez a drenagem e distribuiu material, para que seja feito o plantio de grama. Ele lembra que em breve também será construída a pista olímpica e feito o fechamento do campo de futebol. Também destaca que a Corsan assumiu o abastecimento de água do Parque, sendo que as redes já estão prontas, faltando apenas fazer as ligações e instalação dos hidrômetros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Pular para o conteúdo