Programa Saúde na Escola projeta ações para o Dezembro Vermelho

O grupo de trabalho do Programa Saúde na Escola (PSE), formado por profissionais das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação de Sobradinho, esteve reunido na manhã desta sexta-feira (18), na Prefeitura, para analisar o andamento das ações do Programa.

As atividades do Programa contemplam as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBS) e de Educação Infantil (EMEIS), com foco em 12 ações: Combate ao mosquito Aedes Aegypti; promoção de práticas corporais, atividades físicas e de lazer; prevenção ao uso de drogas; promoção da cultura da paz, cidadania e direitos humanos; prevenção da violência e de acidentes; identificação de alunos com possíveis sinais de agravos de doenças em erradicação; promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor; verificação e atualização da situação vacinal; promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; promoção da saúde auditiva e ocular; debate sobre direito sexual e reprodutivo e prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

Durante o encontro, foram planejadas as atividades do Dezembro Vermelho, mês de conscientização e combate à AIDS e demais Doenças Sexualmente Transmissíveis. Na ocasião, ficou acertado que a equipe do Programa vai percorrer as escolas municipais, a partir do dia 14 de novembro, alertando sobre as DSTs, em especial sobre a AIDS, orientando sobre as formas de contágio e a importância da prevenção. Já a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) estará visitando as escolas estaduais.

A próxima reunião será no dia 20 de dezembro, às 8 horas, na sala de reuniões da Prefeitura, quando será feita uma avalição geral das ações desenvolvidas pelo Programa, encerramento das atividades do ano de 2019 e planejamento para o próximo ano.