Sobradinho promove atividades na Semana Nacional do Trânsito

O Setor de Trânsito da Prefeitura de Sobradinho e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto definiram a programação da Semana Municipal do Trânsito 2019, que ocorre de 18 a 25 de setembro, com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”.
As atividades terão início nesta quarta-feira (18), às 8h30min, na Escola Geralcino Dornelles de Linha Quinca, com palestra sobre Educação para o Trânsito, a cargo do CFC Evolução. No dia 23 de setembro, às 13h30min, a palestra será na Escola São Valentim, do Campestre. Neste mesmo dia, às 15h30min, a palestra será para os alunos da Escola Flor Fabricio Cereta, de Arroio Bonito. No dia 24 de setembro, às 8h30min, a palestra será na Escola Espírito Santo. Já às 15h30min, a soldado da Brigada Militar, Denise Cassol, vai ministrar palestra para os alunos da Escola Seomar Mainardi, do Bairro Rio Branco. No dia 25, às 10h e às 13h30min, o CFC Evolução, vai promover na Praça 3 de Dezembro, um Pedágio Educativo. Neste dia, às 14h, o CFC Olivier de Arroio do Tigre, vai ministrar palestra na Escola Borges de Medeiros do Bairro Maieron. Ainda no dia 25, às 15h30min, o 1º SGT da Brigada Militar Rodrigo do Nascimento, ministrará palestra na Escola Dr. Adolpho Sebastiany, do Bairro Vera Cruz. Também haverá Patrulha Escolar da Brigada Militar na Escola Copetti, nos dias 19 e 23 de setembro, às 15h30min, coordenada pelo Sargento Airton Furlan. No dia 25 de setembro, às 13 horas, destaque para Blitz Educativa, na Escola Lindolfo Silva, sob a coordenação do Sargento Gilson Morinel. No dia 26 de setembro, a programação encerra com Simulado de Salvamento, no Ginásio da Escola Borges de Medeiros, a cargo do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Cruz do Sul.
Durante a Semana do Trânsito também haverá exposição de trabalhos e quiz educativo nas escolas da rede municipal. Da mesma forma, já houve entrega de material para as supervisoras das Escolas Municipais, trabalharem com os alunos o tema “Trânsito”.
A atividade faz parte do projeto “Educação para o Trânsito”, que é desenvolvido durante todo o ano nas escolas municipais, com objetivo de trabalhar de forma ampla e participativa ações para tornar o trânsito mais seguro, permitindo aos alunos analisar os problemas, situações e acontecimentos dentro de um contexto e em sua globalidade, utilizando para isso, os conhecimentos presentes nas disciplinas e suas experiências socioculturais.
Conforme a coordenadora do Projeto, professora Rosania de Moura, a ideia é envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Segundo ela, trata-se de um estímulo aos condutores, pedestres e passageiros a optarem por um trânsito mais seguro. Ela lembra que durante todo o ano letivo as escolas municipais desenvolvem atividades, com a intenção de mostrar que trânsito é uma questão de cidadania e que faz parte do dia a dia de todos. Rosania agradece o apoio da Secretaria de Educação, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Centros de Formação de Condutores e todas as escolas pela participação.