Conselhos Municipais de Educação da Região se reúnem em Sobradinho

Na última quinta-feira, dia 01 de agosto, os Presidentes e membros dos Conselhos Municipais de Educação da Regional – AMCSERRA se reuniram na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação de Sobradinho.

Na ocasião foram debatidos os assuntos tratados na reunião mensal da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME que ocorreu no dia 12 de julho, informações sobre o Encontro Estadual da UNCME – RS que ocorrerá nos dias 03 e 04 de outubro em São Leopoldo e sobre a nova eleição da Coordenação Regional conforme novo estatuto da UNCME – RS.

Além disso, foi abordado o pagamento da anuidade para um maior apoio junto a UNCME/RS e também sobre a importância de realizar a filiação para monitorar os Conselhos Municipais de Educação.

Os Conselhos Municipais de Educação são espaços permanentes e essenciais para assegurar o diálogo entre os setores sociais e governamentais na construção de políticas públicas educacionais, efetivando, assim, o processo de construção democrática.

Já os Sistemas Municipais de Ensino são organizações legais e institucionais que visam o desenvolvimento do processo educativo. Cada sistema de ensino atua em função das necessidades e dos objetivos específicos de sua região e são fundamentais na autonomia dos entes federados. Além disso, os Sistemas Municipais de Ensino, integrando todos os esforços locais, se mostra como um poderoso instrumento de fortalecimento da qualidade da educação dos Municípios.

Durante a reunião, a Coordenadora Regional da AMCSERRA, Catiele Boneli, parabenizou os municípios por todos já terem a implementado a lei. Além disso, colocou a importância de unir esforços para que o trabalho seja reconhecido e para que, assim, possam melhorar a qualidade da educação em seus municípios. Todos os municípios da AMCSERRA são Sistemas de Ensino e passam a ter autonomia junto à realidade da educação de cada município, fruto de muita luta e estudo em cada Conselho.