Secretaria da Saúde apoiou a Campanha de Combate a Hepatite C do Rotary Clube

A campanha do Rotary Clube “Erradicação da Hepatite Zero” ocorreu nesta quarta-feira, dia 24, na antiga Lojas Colombo, com o apoio da Secretaria da Saúde do município. A ação faz parte da campanha do Rotary Internacional que visa erradicar a Hepatite “C”. O Vice-prefeito Municipal de Sobradinho, Armando Mayerhofer, e o Secretário de Saúde, Nilo Wietzke, estiveram presentes acompanhando os atendimentos.

Segundo a presidente do Rotary de Sobradinho, Glória de Pellegrin, os exames foram gratuitos e se conhecia o resultado em até 15 minutos. Caso a pessoa fosse diagnosticada com a doença era encaminhada para iniciar o tratamento que é gratuito e disponibilizado pelo SUS.

Segundo o Secretário de Sáude, Nilo, a Secretaria Municipal da Saúde apoiou a campanha disponibilizando profissionais para acompanhar os testes durante o dia todo, por acreditar que a prevenção seja o melhor caminho, visto que a doença não apresenta sintomas. Por isso, alerta-se sobre as causas de Hepatite C que são sangue contaminado, sexo desprotegido e compartilhamento de objetos cortantes. Atualmente, o Rio Grande do Sul é o estado que possui a maior taxa de detecção de hepatite C no Brasil, segundo o Ministério da Saúde.