Sobradinho vai promover atividades em alusão aos 195 anos de imigração alemã no Brasil

Para assinalar os 195 anos da imigração alemã no Brasil, a Casa da Cultura em parceria com a Associação Cultural Alemã – ACAS irão promover na próxima quinta-feira, dia 25 de julho, às 8 horas, o hasteamento das bandeiras do Brasil e da Alemanha, na Casa da Cultura. Às 13h30min, destaque para abertura da exposição de objetos e livros pertencentes aos descendentes de imigrantes alemães da região, com música ao vivo e mostra da Bíblia da Família Ensslin, no Museu Municipal.

No sábado, dia 27, às 19h30min, 5º Kolonial Kaffee, no Salão Paroquial Católico, promoção da Associação Cultural Alemã de Sobradinho. As atividades encerram no dia 31 de julho, às 19 horas, na casa da Cultura, com palestra sobre a Alemanha, a cargo da ACAS.

A diretora de Cultura e Turismo, Ingrid Hermes explica que o dia 25 de julho possui um significado cordial, uma vez que simboliza a chegada da primeira leva de imigrantes alemães a São Leopoldo, em 1824.

Já a definição desta data como Dia do Colono deu-se em 1924, em meio às comemorações do centenário de vinda dos primeiros alemães para o Rio Grande do Sul, estendendo ainda suas reverências aos motoristas, em homenagem ao protetor dos motoristas e dos viajantes: São Cristóvão. Conforme ela, o dia 25 de julho nos remete às origens, aos pioneiros, num momento de celebração e de congraçamento por todos aqueles que, ao longo de décadas, plantaram as bases do desenvolvimento e do progresso regional.