Secretaria de Educação realizou formação sobre Autismo

Na última sexta-feira, dia 19 de julho, a Secretaria de Educação de Sobradinho promoveu formação para todos os servidores da rede municipal de ensino sobre o tema Autismo. Quem ministrou o encontro foi os palestrantes Nelson e Heide Kirst da Associação Pandorga da cidade de São Leopoldo, com o slogan “Autismo: precisamos falar sobre isso… até que toda gente entenda”.

A Pandorga teve sua origem em 1995 quando sua fundadora acolheu, nas dependências de sua casa, duas crianças autistas que eram atendidas com o auxílio de uma educadora auxiliar. Com o trabalho desenvolvido e sendo conhecido por todos como uma instituição que atendia crianças com autismo grave, a necessidade de novas vagas foram surgindo. Atualmente, a Pandorga atende em dois centros de convivência, a Pandorga Criança que atende 12 crianças de 4 a 13 anos, diariamente, das 13h Às 17h; e a Casa Pandorga que recebe 28 adolescentes e jovens adultos a partir dos 13 anos de idade, nos dois turnos do dia.

O atendimento da Associação visa cooperar na melhor qualidade de vida das crianças com autismo grave, além de contribuir com sua família. Ademais, para que as pessoas atendidas possam usufruir do mais alto grau de bem estar, desenvolvimento e competência social para que, assim, vivam melhor em um ambiente acolhedor com amor, carinho e respeito.

O objetivo da Secretaria Municipal de Educação ao promover esta formação foi proporcionar aos servidores e a comunidade em geral maior conhecimento teórico e prático sobre o Autismo para que possa ser desenvolvido um trabalho mais eficaz com as crianças atendidas em nosso Município, para que as mesmas possam ser totalmente desenvolvidas e estimuladas através das mais variadas atividades.