EMEB Dr. Adolpho Sebastiany desenvolve metodologia Design Thinking

A professora Ibraima Calheiro, na Disciplina de Língua Inglesa com a turma do 7º ano da Escola Municipal de Educação Básica Dr. Adolpho Sebastiany desenvolveu a metodologia do Design Thinking a partir da questão “Why the teenager commits suicide?”. Nisso foi traçado o mapa da empatia com a chuva de ideias. No momento da ideação, interpretaram, evoluíram e surgiu o projeto “Love Yourself”. As ações do projeto serão muitas no decorrer do ano letivo. Algumas já estão em andamento na escola com as seguintes palestras: Grupo Amor Exigente falando sobre drogas, depressão, ansiedade; palestra com o Dr. Mauro Giménez Olazar, falando sobre depressão, drogas, frustrações, sensações.

Também será desenvolvido o “Emotion Mail”, na qual os alunos vão depositar em uma caixa, bilhetes com o que está lhes afligindo no momento. A supervisão e direção da escola recolherão e farão os procedimentos necessários. Também com base no filme “Divertidamente” serão trabalhadas as emoções e a turma do 7º ano dividida em grupos aplicará dinâmicas e atividades com as demais turmas, coordenada e acompanhada pela professora Ibraima.

Conforme os idealizadores, o papel das emoções nas aprendizagens e nos relacionamentos dentro da escola exige que se pense em educar as emoções e em fazer com que os alunos também se tornem aptos a lidar com as suas frustrações, que aprendam a negociar com os outros a reconhecer as próprias angústias e medos, diminuindo assim os casos de depressão, automutilação, suicídios, uso de drogas que infelizmente estão fazendo parte da nossa realidade. Precisamos perceber que, a criança e o adolescente não costumam nos dizer em palavras aquilo que sentem, mas revelam seus sentimentos por seu tom de voz, comportamento, expressão facial. Quanto maior o conhecimento de nossos alunos, maior será a eficácia da ação pedagógica.

A equipe diretiva destaca que com o projeto espera ajudar os alunos e a comunidade escolar a desenvolver empatia, elevando autoestima e proporcionando a oportunidade dos alunos exporem seus sentimentos, angústias e medos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Pular para o conteúdo