Diretora de Cultura participa de Curso na FAMURS sobre Sistemas de Cultura

A diretora de Cultura e Turismo de Sobradinho, Ingrid Hermes participou terça-feira (16), na sede da FAMURS, em Porto Alegre, do Curso “Como e por que se constituir dentro do Sistema Nacional de Cultura”, ministrado por Luiza Pires, Bacharel em História pela UFRGS, foi coordenadora administrativa da implantação e programação do Santander Cultural, e no ano de 2014, iniciou os estudos sobre sistemas de cultura, como forma de orientar as instâncias governamentais na adequação regulamentar de recebimento de verbas para a cultura.

Na ocasião, foi abordado os Sistemas de Cultura Estadual e Nacional; Constituição do Sistema Municipal de Cultura, fases de integração no Sistema Nacional: adesão, institucionalização e implementação. Também foi destacado que a criação do sistema de cultura deve ser feita por meio de lei própria, elaborada pelas entidades que compõem o Conselho Municipal de Política Cultural e encaminhada pelo Poder Executivo ao Poder Legislativo.

A lei do Sistema de Cultura deve apresentar os princípios e os objetivos da política cultural, a estrutura básica dos componentes e suas atribuições, e estabelecer as conexões entre: Órgão gestor, Plano de Cultura, Conselho de Política Cultural, Sistemas de financiamento à cultura, Conferência de Cultura, Sistema de informações e indicadores culturais, Programa de formação na área da cultura, Sistemas Setoriais.

Ainda em reunião foi debatido como se faz um Plano Municipal de Cultura; O que os municípios devem fazer para se integrarem ao Sistema Nacional de Cultura e quais as vantagens dessa adesão. Conforme Ingrid Hermes, o próximo passo será o Conselho Municipal de Política Cultural dar início a elaboração do Plano Municipal de Cultura de Sobradinho.