Secretaria de Educação promoverá Formação sobre Autismo

A Secretaria Municipal de Educação de Sobradinho vai promover nesta sexta-feira, dia 19, a partir das 8 horas, no Salão Paroquial Católico, a Formação “Autismo: precisamos falar sobre isso… até que toda gente entenda”, a cargo da Associação Pandorga, de São Leopoldo.

O evento se estenderá durante todo o dia para os profissionais que atuam nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBS), Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIS), APAE, alunos do curso normal da Escola Padre Benjamim Copetti e familiares de alunos com autismo que frequentam a rede municipal.

Conforme os organizadores, a Formação será composta de palestra e vídeos documentários apresentados por Nelson Kirst, coordenador do setor Pandorga Formação e por Heide Kirst, coordenadora geral da Associação Pandorga.

A Secretaria de Educação destaca que atualmente são atendidos 10 casos de autismo na rede municipal, desse modo a Formação tem o intuito de sensibilizar em relação ao autismo, abordando as características comportamentais; dados gerais, incidência e terminologia; autistas, neurotípicos e neurodiversidade; causas do autismo; o autismo é um espectro; Síndrome de Asperger; alterações na circuitaria do cérebro; autismo, um transtorno social: interação, comunicação, imaginação social; fraca coerência central – dificuldade em captar o sentido de objetos, lugares, pessoas, funções, eventos – foco no detalhe e falta de visão do todo; obsessões, comportamentos repetitivos e rotinas; o mundo sensorial do autismo: como nossos sentidos funcionam, entre outros tópicos.

A Secretaria de Educação lembra que em decorrência da formação não haverá aulas na rede municipal de ensino. Portanto, o recesso escolar terá início na sexta-feira (19), se estendendo até o dia 28 de julho. Neste período, não haverá atendimento nas EMEBS e EMEIS, retornando o atendimento normal na segunda-feira, dia 29 de julho. Durante o recesso escolar será feita a limpeza das caixas de água e dedetização das unidades de ensino.