Comissão responsável pelo PAA em Sobradinho participa de Capacitação em Porto Alegre

Os representantes da comissão responsável pela execução do Programa de Aquisição de Alimentos em Sobradinho, composta pelo secretário municipal de Agricultura, Jair Cremonese, coordenadora municipal do PAA, Roberta Ferreira Billig e pelo chefe do Escritório Municipal da Emater, Adriano Dreher, participaram sexta-feira (12), na FAMURS, em Porto Alegre, de Oficina de Capacitação para Coordenadores Municipais do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA – modalidade Doação Simultânea.
O evento foi promovido pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, com o objetivo de aprofundar o conteúdo sobre o Programa e estabelecer passos para operacionalização do sistema de informações do PAA, tendo em vista o bom andamento da execução do Programa.

A capacitação contou com a presença do diretor do Departamento de Cooperativismo da Secretaria da Agricultura, Flávio Smaniotto; coordenadora-geral de Gestão Orçamentária e Financeira do Ministério da Cidadania, Lílian Costa Cardoso e da secretária especial adjunta do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Neusa Kempfer.

Conforme a coordenadora municipal do PAA, Roberta Billig, o Município de Sobradinho vai encaminhar ofício manifestando o interesse de renovar o Termo de Adesão ao Programa. Roberta adianta que na nova proposta será pleiteado elevar de R$ 6,5 mil para R$ 20 mil, o limite de vendas por produtor rural. A Prefeitura também vai solicitar aumento no repasse feito pelo Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, de R$ 120 mil para R$ 240 mil.

O PAA compreende a aquisição de alimentos diversos diretamente dos agricultores familiares para doação simultânea às famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional, além de entidades da rede socioassistencial, como Casa de Passagem e APAE.