Sobradinho esteve presente na Assembleia Geral do Corede/VRP

Ocorreu nesta terça-feira (26), na UNISC, em Santa Cruz do Sul, a Assembleia Geral do Corede Vale do Rio Pardo. Na ocasião, o Município de Sobradinho esteve representado pelo vice-prefeito Armando Mayerhofer, que também é secretário do Conselho; pelo chefe do Escritório Municipal da Emater, Adriano Dreher, que também é vice-presidente do Comude; secretária do Comude, Beloni Turcatto; presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Delmar Waide e pelo presidente do Sindicato Rural, João Carlos Guarienti.

Na ocasião, houve a prestação de contas referente ao exercício de 2018, eleição dos membros e tratado sobre a consulta popular 2019-2020. Conforme Mayerhofer para a consulta popular 2018-2019 estavam previstos o repasse de R$ 80 milhões – desse valor o Governo Estadual garantiu o pagamento de R$ 49 milhões, para a área da Saúde e R$ 31 milhões para a Agricultura, porém não há previsão para o pagamento. Já para a próxima Consulta Popular, o Governo do Estado pretende reduzir os recursos de R$ 80 milhões para R$ 20 milhões, dessa forma diminuirá o repasse para o Corede Vale do Rio Pardo de R$ 3 milhões para R$ 1 milhão, que divididos entre os 23 municípios tornar-se-á um valor insignificante.

Na tentativa de reverter essa situação, deverá ser agendada uma audiência com o governador Eduardo Leite, buscando garantir que sejam mantidos os R$ 80 milhões. Ainda em reunião, foi tratada sobre a eleição para a escolha da nova diretoria do Corede, marcada para o dia 16 de julho, na UNISC, em Santa Cruz do Sul.