Programa Saúde na Escola – PSE retoma suas atividades em Sobradinho

O programa Saúde na Escola – PSE desenvolvido através de uma parceria entre os profissionais de saúde e educação do Município de Sobradinho retomou suas atividades em 2019, trazendo algumas novidades, dentre elas a inclusão das Escolas Municipais de Educação Infantil – EMEIs nas suas atividades, que até então eram voltadas apenas para os anos iniciais das Escolas de Educação Básica.

Os organizadores adiantam que algumas ações já começaram a ser desenvolvidas nas escolas, como avaliação odontológica e escovação supervisionada, verificação da situação vacinal e antropometria, além das atividades voltadas ao combate ao mosquito Aedes Aegypti, cultura de paz, cidadania e direitos humanos, prevenção da violência, do consumo de álcool e outras drogas, saúde sexual, entre outros.

Outra novidade deste ano foi à ampliação do PSE com a adesão ao Programa Crescer Saudável, que tem como objetivo a prevenção, controle e tratamento da obesidade infantil. Juntamente com as atividades já programadas, o Programa Crescer Saudável define as ações que serão executadas de acordo com quatro eixos prioritários: vigilância nutricional, promoção da alimentação adequada e saudável, incentivo às práticas corporais e atividade física e ações voltadas para oferta de cuidados para crianças que apresentam excesso de peso.

No final do mês de junho, o Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) irá se reunir para discutir e desenvolver as demais ações pertinentes ao programa, que serão realizadas no próximo semestre, além das atividades obrigatórias do Programa, o grupo decidiu incluir ações de conscientização sobre o suicídio e a automutilação, voltada ao público adolescente e aos pais.