Calouros de Licenciatura em Educação do Campo são recepcionados no Polo de Sobradinho

Ocorreu no dia 31 de maio, a Aula Inaugural do Curso de Educação do Campo à Distância, pela UFSM, no Polo UAB de Sobradinho. O curso será ofertado a 36 candidatos selecionados e terá duração de quatro anos, habilitando os acadêmicos em quatro disciplinas: Geografia e História no Ensino Fundamental e também Filosofia e Sociologia no Ensino Médio.

Na ocasião, os calouros foram acolhidos no Polo, o qual foi especialmente preparado com elementos, imagens e aromas de ervas e chás, a fim de valorizar a importância do campo, bem como do curso escolhido. Os alunos também participaram de uma dinâmica, onde trouxeram algo do campo com representatividade em suas vidas, servindo para apresentações e grandes reflexões de todos os envolvidos.

O encontro foi organizado pela equipe do Polo juntamente com a Coordenação do Curso, que tem como coordenadora adjunta, professora Drª. Liziany Muller e tutora a distância, professora Valquíria Conti, naturais de Sobradinho e Arroio do Tigre, as quais mudaram para Santa Maria em busca de conhecimento e oportunidades. Elas demonstraram o carinho e a emoção de voltar as suas origens, e o sentimento de gratidão pela oportunidade de retornar, trazendo aos munícipes a possibilidade de estudar a distância, e permanecer no campo com seus familiares.

Em sua fala, a professora Liziany: destacou o momento vivenciado como “uma noite mágica de aula inaugural, que ficará marcada, onde o passado e o presente puderam ser expressos em depoimentos regados a lágrimas e risadas, e o futuro pode ser expresso coletivamente pelos sentimentos de garra, coragem e determinação”.

O Curso tem como coordenadora a Professora Drª. Carmen Flores e uma grande equipe de profissionais que estarão auxiliando os alunos nesta caminhada. A Administração Municipal e a equipe do Polo agradecem a UFSM pela oferta do Curso e desejam a todos os envolvidos, muito sucesso neste trabalho e que os acadêmicos possam aproveitar a oportunidade de obter uma graduação à distância, gratuita e de qualidade, e que futuramente possam trazer retorno para Sobradinho e Região, sendo profissionais competentes que lutarão pela valorização do trabalho do homem do campo.