Secretaria de Saúde vai promover palestra sobre Prevenção do Suicídio

A Secretaria Municipal de Saúde de Sobradinho vai promover no dia 17 de maio, na Câmara de Vereadores, palestra com o médico psiquiatra, Rafael Moreno Ferro de Araújo. Ele é Mestre e Doutor em Medicina e Ciências da Saúde pela PUCRS, Professor do Curso de Medicina na Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES, instrutor do PRM em Psiquiatria – Projeto Sentido da Vida – Rede de Saúde Divina Providência.

Na programação do evento consta das 8h às 9h, palestra “São tantas emoções!”, para adolescentes de 12 a 18 anos de idade; das 9h às 10h, será abordado “Comportamento suicida e autolesivo em adolescentes: Qual é o papel do professor?”, direcionado aos docentes do município; das 10h30min às 12h, prevenção do suicídio, com os profissionais de saúde. Das 13h às 15h, a palestra será aberta para os profissionais de saúde da região. Das 15h30 às 17h, será abordado “Como tratar a crise suicida”, direcionado aos médicos e das 18h ás 19h, painel sobre “Comportamento suicida e autolesivo: O que devo fazer para que isso não ocorra com o meu filho?”, aberto para toda a comunidade.

O secretário de Saúde, Nilo Wietzke destaca a importância de abordar esta temática. Conforme ele, o suicídio é um fenômeno complexo, que pode afetar pessoas de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais, mas que pode ser prevenido. Wietzke adianta que a intenção é oportunizar a comunidade em geral e aos profissionais da saúde e educação participarem de um “treinamento” qualificado, para que saibam reconhecer os sinais de alerta em si mesmos ou em alguém próximo, como também a identificar um comportamento suicida e a forma como agir diante de uma pessoa sob o risco de suicídio. O secretário ressalta a importância da participação das equipes de saúde mental dos municípios da região, tendo em vista o crescente número de casos de suicídio nos últimos tempos.