Programa Sorrindo para o Futuro promove ações na Escola Geralcino Dornelles

A Prefeitura de Sobradinho em parceria com o Sesc está desenvolvendo o Programa Sorrindo para o Futuro, contemplando as Escolas Municipais Geralcino Dornelles (Linha Quinca); Flor Fabrício Ceretta (Arroio Bonito) e São Valentim (Campestre).

As ações são direcionadas aos alunos da pré-escola ao quinto ano, tendo como objetivo desenvolver habilidades para a higiene bucal, estimular os alunos a fazer escolhas alimentares saudáveis, praticarem atividades físicas, além de potencializar os atendimentos das necessidades de tratamento de saúde dos estudantes da rede municipal de ensino.

Na semana passada, a equipe de saúde bucal do ESF 3 do Bairro Rio Branco, formada pela cirurgiã dentista Chirley Hermes, pelo auxiliar em saúde bucal, Paulo de Souza e também pela técnica em saúde bucal do SESC, Micheli Campos, visitaram a Escola Geralcino Dornelles, oportunidade em que realizaram avaliações odontológicas nos alunos, demonstração de escovação correta dos dentes e uso do fio dental, encaminhamentos para tratamentos, bem como uma conversa com a comunidade escolar, a fim de esclarecer dúvidas. Na ocasião, a técnica em enfermagem, Márcia Osmari, também verificou a situação vacinal dos alunos.

A Secretaria de Educação lembra que o Programa também é acompanhado pela nutricionista, Daniele de Sá, que verifica o peso e altura dos alunos, com o objetivo de avaliar seu estado nutricional e orientar sobre a importância de uma alimentação saudável.

Conforme a coordenadora do Programa, Ivanei de Fátima Ribeiro, nos próximos dias serão visitadas as demais unidades escolares que integram o Sorrindo para o Futuro. Ela lembra que o Programa tem a intenção de melhorar a condição de saúde das crianças, já que estimula o acesso a tratamentos odontológicos, trabalhando na prevenção de fatores de risco comuns às doenças crônicas, promovendo a formação de escolas promotoras de saúde e motivando o envolvimento da comunidade escolar.