Programa de Aquisição de Alimentos é lançamento oficialmente em Sobradinho

Ocorreu na manhã desta sexta-feira (26), na Praça Cornedo Vicentino, a cerimônia de lançamento oficial do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA – Doação Simultânea, que tem como objetivo a distribuição de alimentos para as famílias em situação de vulnerabilidade social, ao mesmo tempo em que incentiva a diversificação e o fortalecimento dos agricultores familiares. Na ocasião, foi feita a primeira entrega de alimentos para as famílias selecionadas a partir dos critérios estabelecidos pelo Programa, para a Casa de Passagem e a APAE.

A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito Armando Mayerhofer; secretários municipais Saionara Soder, Jair Cremonese, Ivan Trevisan e Olandir Bernardy; supervisora do Escritório Regional da Emater de Soledade, Claudia Rosso Carnelutti; chefe do Escritório Municipal da Emater, Adriano Dreher; coordenadora municipal da PAA, Roberta Ferreira Billig; diretora da APAE, Sara Mainardi Costa; coordenadora da Casa de Passagem, Cristiana Motta, além dos 33 produtores rurais cadastrados e das 100 famílias contempladas pelo Programa.

Dentre os pronunciamentos, a secretária de Assistência Social, Saionara Soder destacou a alegria em ver a concretização do Programa, cuja finalidade é promover a segurança alimentar das famílias mais carentes do município, ao mesmo tempo em que fomenta a agricultura familiar e a diversificação rural.
Já o secretário de Agricultura, Jair Cremonese, lembrou que a ação é fruto do trabalho em equipe, destacando o esforço da administração municipal e Emater, que desde 2014 vinham buscando incansavelmente a efetivação deste Programa.

O vice-prefeito Armando Mayerhofer parabenizou a todos os envolvidos, enfatizando que no que depender da Prefeitura, o Programa de Aquisição de Alimentos terá continuidade no município, na busca pela promoção do acesso à alimentação de qualidade para as famílias carentes, bem como o fortalecimento da agricultura, por meio do fomento a Inclusão Produtiva Rural.
Neste ano, Sobradinho recebeu do Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, 120 mil reais, que serão executados até o mês de dezembro próximo.

No município, o Programa é coordenado pela assistente social, Roberta Ferreira Billig, com apoio do Escritório Municipal da Emater, responsável pelo acompanhamento dos agricultores fornecedores, bem como pela realização de oficinas a fim de ensinar as famílias beneficiadas a fazer o aproveitamento integral dos alimentos recebidos.