Secretários de Saúde da Região estão participando do 31º Congresso COSEMS/RS

Os secretários municipais de Saúde da Região Centro Serra: Nilo Wietzke – de Sobradinho, Ana Feron – de Segredo; Catiele Matana – de Ibarama; Veridiana Limberger – Arroio do Tigre e Cleber Jahn de Passa Sete estão participando até quinta-feira (25), em Bento Gonçalves, do 31º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul – COSEMS/RS, com o tema “Uma só Saúde”. O evento é um espaço para a exposição de experiências exitosas em saúde pública, espalhadas pelo Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo principal é promover ações bem sucedidas do SUS, criativas e inovadoras, que façam a diferença no atendimento e acolhimento da população usuária.
A abertura do Congresso contou com a presença da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann. Na ocasião, foram cobrados do Estado os repasses de recursos aos municipais, que estão em atraso. Oportunidade em que a secretária informou que já estão sendo depositados para os municípios, os recursos referentes ao mês de fevereiro.
O evento conta com uma extensa programação, que inclui debate sobre “O papel do usuário do SUS na organização das redes de atenção”; Roda de práticas e soluções em PICS – Práticas Integrativas e Complementares em Saúde; Oficina “Promoção e prevenção em saúde mental: atenção básica e protagonismo dos usuários”; Mesa redonda sobre “Os impactos econômicos locais da implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS/Agenda 2030”; Plantas medicinais, aromáticas e condimentares: inovação, resgate, sustentabilidade e humanização do cuidado e do mercado; Gestão autônoma da medicação – experiências inovadoras no campo da saúde mental; Mesa sobre o Projeto Rondon, dentre outras atividades previstas.