Rede Municipal de Ensino participa do “Dia D” para estudo da BNCC

As Escolas Municipais de Educação Básica e de Educação Infantil de Sobradinho participaram nesta sexta-feira (12), do “Dia D” para estudo da Base Nacional Comum Curricular. A atividade ocorreu em todo o Estado do Rio Grande do Sul, integrando o processo de implantação da BNCC nas escolas da rede pública e privada.

Na ocasião, as equipes diretivas, professores, monitores e funcionários se reuniram para debater a organização das unidades escolares, na busca por construir uma nova proposta de currículo a partir da Base Comum Curricular e do Referencial Curricular Gaúcho.

Na oportunidade, foram assistidos vídeos que abordaram “Qual é o papel da BNCC” e “As 10 competências”, a fim de apresentar as Competências Gerais que operam como um “fio condutor” e acompanham o desenvolvimento dos alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, sendo elas: conhecimento; pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; comunicação; cultura digital; trabalho e projeto de vida; argumentação; autoconhecimento e autocuidado; empatia e cooperação; responsabilidade e cidadania.

Também foram feitas dinâmicas, elaborados cartazes, distribuídos materiais para estudo e realizado o diagnóstico do Referencial Curricular Gaúcho. A intenção foi de promover um momento de estudo, reflexão e planejamento.

A coordenadora da implementação da Base no Município, Catiele Bonelli lembra que esta foi à primeira etapa de estudos, as demais serão em 17 de junho; 29 de agosto e 23 de outubro.