Município promove sua 7ª Conferência Municipal de Saúde

Está em andamento hoje (12/04), na Câmara de Vereadores de Sobradinho, a 7ª Conferência Municipal da Saúde, com o tema “Democracia e Saúde”. A abertura do evento contou com a presença de lideranças municipais, entre elas: o prefeito Luiz Affonso Trevisan; vice-prefeito, Armando Mayerhofer; secretário municipal de Saúde, Nilo Wietzke; presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Siman (Tuki); presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcos Marini; coordenadora-adjunta da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde de Cachoeira do Sul, Maria Luana Alberto e da farmacêutica Taise Silveira, da 8ª CRS.

Em seu pronunciamento o prefeito Luiz Affonso, destacou o importante trabalho desempenhado pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Também falou sobre a saúde preventiva, enfatizando sua relevância. Listou as conquistas da Administração Municipal para área da Saúde, dentre elas o ônibus para o transporte de pacientes com mais comodidade e segurança. Finalizou colocando seu gabinete a disposição para críticas e sugestões de toda a comunidade.

Na ocasião, a professora Doutora em Direito, Rosane Helena Maas, ministrou palestra abordando “As principais demandas de Saúde em Sobradinho”. À tarde, a programação terá sequência às 13h30min, com a formação dos grupos para debater os eixos temáticos da Conferência: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do SUS e Financiamento. Em seguida, haverá a apresentação das propostas, plenária final e eleição dos delegados que representarão o Município, na Conferência Estadual de Saúde, marcada para os dias 24, 25 e 26 de maio de 2019, em Porto Alegre.

A Conferência Municipal de Saúde é um espaço democrático e deliberativo, com o objetivo de promover um diagnóstico da saúde local, apontando as necessidades da população para a construção das políticas públicas voltadas para o setor da saúde para os próximos quatro anos. O encontro reúne toda a equipe da Secretaria de Saúde, representantes da Administração Municipal e a comunidade em geral que discutem a situação do sistema de saúde disponível, na busca por corrigir as deficiências do SUS, confirmando o correto e discutindo o novo.

A Secretaria de Saúde lembra que em virtude da Conferência, todas as unidades de saúde do município estão fechadas hoje (12/04). Somente as emergências deverão ser encaminhadas diretamente para o Hospital, demais atendimentos deverão aguardar para segunda-feira (15), nas unidades de saúde.