Profissionais da saúde participaram de capacitação sobre febre amarela e animais peçonhentos

A Secretaria Municipal de Saúde de Sobradinho em parceria com a 8ª Coordenadoria Regional de Saúde de Cachoeira do Sul promoveu quarta-feira (03), na Câmara de Vereadores, uma capacitação sobre animais peçonhentos e febre amarela, a cargo da médica veterinária, Lenise Nascimento Flores Dias e do biólogo, Rodrigo Estrasulas. Participaram da reunião, os agentes de endemias, agentes comunitários de saúde, técnicos da Vigilância Sanitária e demais profissionais ligados à área da saúde.

Na ocasião, foram repassados dados epidemiológicos atualizados sobre a febre amarela e orientações aos profissionais acerca de como proceder em situações envolvendo epizootias (mortes de primatas não humanos), trabalho de campo na área de coleta de mosquitos e amostras, bem como orientação que deve ser repassada à comunidade, sobretudo no que se refere à necessidade de vacinação para febre amarela.

Conforme a Secretaria de Saúde, a intenção é de intensificar a busca ativa e a organização da rede de atendimento, a fim de prevenir possíveis casos no Município, uma vez que já foram registrados óbitos por febre amarela, em outros estados, como Paraná e São Paulo.