Programa Saúde na Escola foi tema de reunião em Sobradinho

Foi promovida uma reunião intersetorial com as equipes das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação de Sobradinho. Em pauta, as ações do Programa Saúde na Escola (PSE), para o ano de 2019.

Conforme a enfermeira Marília Segatto, o ciclo de atividades do Programa terá início no mês de maio e irá contemplar todas as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBS), bem como as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIS): Titico (Bairro Maieron), Dudu (Medianeira), Maria Vitória Pohlmann (Baixada) e Nossa Senhora Aparecida (Rio Branco).

Marília lembra que como já vinham ocorrendo no ano passado, os encontros contemplam 12 ações: combate ao mosquito Ades Aegypti; promoção de práticas corporais, atividades físicas e de lazer; prevenção ao uso de drogas; promoção da cultura da paz, cidadania e direitos humanos; prevenção da violência e de acidentes; identificação de alunos com possíveis sinais de agravos de doenças em erradicação; promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor; verificação e atualização da situação vacinal; promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; promoção da saúde auditiva e ocular; debate sobre direito sexual e reprodutivo e prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis. A novidade é que neste ano também será tratado sobre a Prevenção ao Suicídio.

Os idealizadores do Programa destacam que os principais objetivos são de contribuir no enfrentamento de vulnerabilidades; ampliar as ações de saúde para estudantes da rede pública de educação básica e apoiar o processo de formação dos profissionais de saúde e educação de forma permanente e continuada.

O grupo de trabalho formado por profissionais das Secretarias de Saúde e Educação se reunirá mensalmente, sempre na última sexta-feira de cada mês, às 8 horas, na sala de reuniões da Prefeitura, para analisar o andamento das atividades. A próxima reunião ficou marcada para o dia 17 de maio.