Polo de Sobradinho há mais de uma década realizando sonhos

Durante a solenidade de abertura da VI Jornada Acadêmica do Polo de Sobradinho a coordenadora Scheila Secretti fez o lançamento do livro “Universidade Aberta do Brasil no RS: uma história de oportunidades e transformação de realidades”.

A obra – organizada pela presidente do Fórum Nacional dos Coordenadores de Polo UAB do RS, Dilce Eclai Vicente juntamente com as coordenadoras de Polo, Solange Molz e Adriane Tremea Chiossi – reúne as histórias de todos os Polos de Educação a Distância do Rio Grande do Sul, relatando como foi à implantação do Sistema Universidade Aberta do Brasil em municípios de pequeno porte do Estado.

A trajetória da Educação à Distância no Brasil iniciou em 2007 com a implantação da Universidade Aberta do Brasil e a criação de 36 Polos de Educação a Distância em parcerias com as Prefeituras Municipais, disponibilizando o espaço físico e equipe de funcionários para coordenar o trabalho. Já a Educação à Distância foi aos poucos sendo desmistificada, ganhando sua importância e prestígio em todo o país, como uma educação pública, gratuita e de qualidade, possibilitando à formação superior para muitas pessoas que não teriam meios de realizá-la sem esta oportunidade. Em 2018, o Rio Grande do Sul passou a disponibilizar o ensino a distância em 62 Polos distribuídos pelo Estado.

Conforme a coordenadora Scheila Secretti a comunidade é convidada a conhecer a história do Polo de Sobradinho, descrita no livro, que está à disposição na biblioteca do Polo. Ela lembra que foi responsável apenas por reunir as informações durante o seu trabalho no ano de 2018, mas que muitos foram os protagonistas desta história e que merecem todo o reconhecimento, como a professora Diana Muraro Vendruscollo, que durante 10 anos coordenou o Polo, com muita eficiência e dedicação; professora Clair Batista da Silva, que esteve frente à coordenação do Polo em 2017; professora Ketrin Drescher, que atua como coordenadora E-Tec, além dos inúmeros tutores e funcionários que trabalharam desde a implantação do Polo em Sobradinho.

Scheila faz menção ao trecho do livro que destaca o papel das gestões municipais: “As diferentes administrações que passaram pelo Município desde a criação do Polo Regional de Ensino Superior a distância de Sobradinho não mediram esforços para implantar, implementar e consolidar este espaço educacional que traz e continuará trazendo o desenvolvimento para sobradinho e região”.

Na solenidade também foi divulgado o livro “Trajetórias Educacionais na Educação a Distância”, organizado por educadores do Instituto Federal Farroupilha, no qual as professoras, Diana Vendruscollo e Ketrin Drescher publicaram o artigo “A importância da afetividade para o desenvolvimento da autonomia dos estudantes EaD”, com base no trabalho realizado junto ao Polo de Sobradinho.