Sobradinho participa da primeira capacitação de 2019 do Projeto Resgate à Infância – MPT na Escola

A coordenadora pedagógica municipal do Projeto “Ministério Público do Trabalho na Escola”, Zaíra Pohlmann Moreira juntamente com as representantes das supervisoras das Escolas Municipais de Educação Básica de Sobradinho, Simone Salvatti de Carvalho e Cíntia Pohlmann Moreira e o secretário de Administração, Diego Batista da Silva, representando o prefeito Luiz Afonso Trevisan, estiveram em Santa Cruz do Sul, onde participaram da primeira capacitação do ano de 2019, do Projeto Resgate à Infância – Eixo Educação – MPT na Escola.

A reunião tratou sobre a atuação do Ministério Público do Trabalho no combate ao Trabalho Infantil, abordando os modos de atuação e as metas institucionais do Ministério Público do Trabalho; o que é o trabalho infantil e qual a realidade atual no Brasil; as principais situações de trabalho infantil no Rio Grande do Sul e as medidas de combate.

Conforme a coordenadora Zaíra Pohlmann Moreira, neste ano o Projeto vai envolver em torno de 70 professores e 600 alunos, do 4º ao 7º ano da rede municipal de ensino, os quais participarão de atividades pedagógicas com materiais fornecidos pelo Ministério do Trabalho, como gibis, cartilhas pedagógicas e jogos didáticos. A culminância do Projeto ocorrerá com o Prêmio Ministério Público do Trabalho- MPT na Escola, que irá selecionar e premiar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos estudantes de todo o Estado do Rio Grande do Sul, abordando o trabalho infantil e aprendizagem profissional.

Em 2017, o Município de Sobradinho obteve destaque no concurso através da aluna Robertha Colombelli, da Escola Dr. Adolpho Sebastiany que conquistou o primeiro lugar na categoria Desenho, também os alunos do 7° e 8° ano da Escola Dr. Adolpho Sebastiany conquistaram o terceiro lugar na categoria Esquete Teatral e os alunos do Programa Novo Mais Educação da Escola Seomar Mainardi obtiveram o quarto lugar na categoria Música. A novidade para este ano é que o prêmio será em dinheiro para ser aplicado na Escola dos alunos vencedores, o que vai beneficiar toda a comunidade escolar.

O secretário municipal de Educação, Ivan Trevisan destaca a relevância da adesão do município a este Projeto, cujo principal objetivo é conscientizar a sociedade por meio da comunidade escolar sobre a importância do combate e da prevenção do trabalho infantil, além de romper barreiras culturais, mitos e fortalecer o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.