Evento Educação contra o Trabalho Infantil foi destaque na Expoagro Afubra

Uma Comitiva de Sobradinho participou na manhã desta quarta-feira (27) do evento “Educação contra o Trabalho Infantil”, durante a programação da 19ª Expoagro Afubra, em Rio Pardo. Na ocasião, foram lançados os Planos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) nos quatro municípios atendidos pelo Arise: Sobradinho, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul e Arroio do Tigre. Os planos foram desenvolvidos em conjunto envolvendo comunidades, autoridades públicas e o Programa Arise.

Na segunda parte do evento destaque para debate no painel “O Poder da Educação no Combate ao Trabalho Infantil”. Durante o evento, a coordenadora do Programa Arise em Sobradinho, Catiele Bonelli, deu seu depoimento sobre o trabalho desenvolvido pelo Programa nas comunidades escolares.

Em seu relato, Catiele destacou como a educação ligada a projetos tem poder transformador na vida de crianças e jovens. Conforme ela, antes da implementação do Arise, os municípios não possuíam nenhuma proposta de trabalho ou projeto que diagnosticasse os problemas relacionados ao trabalho infantil, nem mesmo discutisse o que realmente é trabalho e o que é tarefa, a fim de mobilizar e conscientizar a sociedade. A partir das estratégias propostas pelo Arise, houve um considerável avanço no diálogo com os pais e com toda a comunidade escolar. Lembrou ainda, que o Arise inspirou novas oportunidades para as crianças e jovens, por meio do suporte à educação, bem como o empoderamento social e cultural.

Catiele também mencionou a implementação nas escolas municipais com plano de trabalho, de um professor responsável por desenvolver todas as ações educativas durante o ano letivo e de um professor mobilizador, responsável por diagnosticar os casos de trabalho infantil, encaminhar aos órgãos responsáveis com apoio do Grupo Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil.

O Arise é uma iniciativa da JTI, Winrock International e Organização Internacional do Trabalho (OIT), tendo como objetivo prevenir e reduzir o trabalho infantil por meio de oficinas de contra turno escolar nas comunidades produtoras de tabaco.

Entre as autoridades presentes estiveram: Martin Hahn, diretor do Escritório da OIT no Brasil; Paulo Saath, vice-presidente da Divisão de Tabaco da JTI Brasil; Luisa Helena de Siqueira, diretora da Winrock Internacional no Brasil; Avay Miranda Junior, diretor do Departamento de Estruturação Produtiva do Ministério da Agricultura; Denise González, auditora-fiscal do Trabalho- RS.