O município de Sobradinho foi duplamente reconhecido pelo Ministério da Educação por meio de importantes certificações que reforçam o compromisso da gestão municipal com uma educação pública de qualidade, inclusiva e equitativa.
Durante o 35º Fórum Estadual Ordinário de Educação do Rio Grande do Sul e Região Sul, realizado de 2 a 4 de abril, em evento promovido pela UNDIME/RS, a secretária municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Lisani Bernardini, recebeu dois certificados que representam avanços significativos para a rede de ensino do município.
O primeiro foi o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva da Educação para as Relações Étnico-Raciais, entregue pela coordenadora do PENEERQ-RS, Fernanda Oliveira. Sobradinho está entre os 77 municípios do Rio Grande do Sul reconhecidos por suas ações educacionais voltadas à equidade racial, valorizando a implementação da Lei nº 10.639/2003, alterada pela Lei nº 11.645/2008, que tratam da obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas.
Além disso, Sobradinho recebeu o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, na categoria Prata, uma certificação concedida pelo Ministério da Educação às redes que se destacam pelo empenho na garantia da alfabetização de crianças na idade certa.