O prefeito de Sobradinho Armando Mayerhofer e a secretária de Saúde Ana Feron participaram de audiência na manhã desta segunda-feira, 21, em Cachoeira do Sul, convocada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Adolfo Brito (PP) O encontro contou com a presença da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, do prefeito eleito, Luiz Affonso Trevisan, além de representantes do Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) de Cachoeira do Sul, com a participação do interventor Edenir Buligon e da administradora Tatiana Lisboa. Também estiveram presentes os deputados Cláudio Tatsch (PL) e Edivilson Brum (MDB).
Durante as discussões, as lideranças de Sobradinho enfatizaram a necessidade de apoio financeiro do Estado para viabilizar a gestão do hospital, uma vez que a responsabilidade de atender casos de média complexidade cabe ao Governo Estadual.
Segundo o prefeito Armando Mayerhofer, seria muito difícil para o município arcar sozinho com os custos de operação da unidade de saúde. Foi levantada a possibilidade de o Estado assumir a gestão, como ocorreu em Rio Pardo, onde o Governo Estadual passou a administrar o hospital e terceirizou os serviços.
Com 65 leitos, o Hospital São João Evangelista é visto pela Secretaria de Saúde como uma unidade que pode reforçar o atendimento de média complexidade na região, atuando em parceria com o HCB. Uma nova reunião foi agendada para o dia 7 de novembro, em Porto Alegre, para dar continuidade às tratativas e buscar uma solução viável para a gestão da unidade hospitalar.