As estudantes Andressa Redin e Isabelly Soares Lopes, alunas do 9º ano da Escola Municipal Borges de Medeiros de Sobradinho, foram vencedoras em primeiro e segundo lugar, respectivamente, na categoria Ensino Fundamental, da 10ª Edição do Concurso de Redação Tributação e Cidadania. O concurso é promovido, anualmente, pelo Comitê Tributário Permanente de Santa Cruz do Sul que é formado por diversas entidades, com o apoio das prefeituras dos municípios participantes, UNISC e Governo do Estado.
A premiação foi no Auditório Central da UNISC em Santa Cruz do Sul, na manhã do dia 03 de outubro. As alunas receberam certificados, medalhas e outros prêmios. A professora orientadora Cleci Rohers da Silva também recebeu certificado, medalha e premiação e a Escola Borges de Medeiros ganhou aparelhos celulares. A Secretária Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto de Sobradinho, Cleura Minetto, e familiares das estudantes também prestigiaram o evento.
O concurso de redação deste ano teve como temática “A Função Social do Tributo”. Além da premiação, a manhã foi contemplada com uma palestra sobre o tema, ministrada pelo auditor fiscal e delegado da Receita Federal do Brasil da Regional Novo Hamburgo, Eduardo Godoy Correa. Segundo um dos coordenadores da atividade, o chefe do Departamento de Gestão de Negócios e Comunicação da Unisc, professor Ricardo André Machado, 151 redações foram selecionadas, envolvendo 40 escolas e mais de 2.400 redações, pois cada escola organiza, previamente, as redações e encaminha as que se destacaram. Participaram desta atividade aproximadamente 500 jovens e professores de 23 escolas, municipais, estaduais e particulares, dos municípios de Montenegro, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sobradinho, Vera Cruz e Venâncio Aires.
As estudantes, da Emeb Borges de Medeiros de Sobradinho concorreram na Categoria de Ensino Fundamental, sendo o 1º-Lugar de Andressa Redin, com a redação com o título: “Sementes Tributárias”; o segundo lugar conquistado pela aluna Isabelly Soares Lopes foi com a redação “Tributos Sociais e Sua Importância”. De acordo com professora orientadora Cleci Rohers da Silva, as alunas estudaram, pesquisaram e se preparam para redigir os textos. É uma atividade desenvolvida com alunos do 7º, 8º e 9º ano, foram escolhidos os dois textos que mais se destacaram “e os escolhidos representaram muito bem a todos, trazendo os dois primeiros lugares para Escola e o município”, destaca a professora.
A Secretária Cleura Minetto parabenizou as estudantes e a professora orientadora, destacando a importância da conquista para a Educação do Município, à Escola Borges de Medeiros e toda a Rede de Ensino de Sobradinho.