Reunião sobre a UTI Móvel

O Prefeito Armando Mayerhofer, o Secretário de Administração Dilamar Silva e o Secretário da Saúde Idelfonso Barbosa estiveram reunidos na Prefeitura Municipal na manhã desta quinta-feira, 24, com o Engenheiro André Dalcin e o Enfermeiro Flávio Thomé, ambos fiscais da Vigilância Regional de Saúde.

Na oportunidade trataram sobre as condições para utilização da UTI Móvel que recentemente foi adquirida pelo Município.

De acordo com o Prefeito Armando Mayerhofer ficou definido que o Município irá habilitar o veículo para ambulância nível B, a qual será equipada com desfibrilador e bomba de difusão, além do respirador, que será utilizado em parceria com o Hospital São João Evangelista, permitindo assim o transporte de pacientes em casos graves. Já nas situações em que o paciente apresentar risco de morte o Município seguirá locando o serviço de UTI Móvel, através do Consórcio Intermunicipal de Saúde.

Já o Secretário da Saúde Idelfonso Barbosa destaca que toda a estrutura, necessária para colocar a UTI móvel em funcionamento, como apresentada pelos fiscais da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, se tornaria inviável, uma vez que além da base, também há a exigência de equipe técnica a disposição nas 24 horas dia, inclusive nos finais de semanas e feriados.

No entanto, o Prefeito Mayerhofer ressalta que a complementação dos equipamentos da ambulância, passando-a para nível B, dará condições e possibilitará o transporte de pacientes, tanto em caso mais simples como em casos mais graves, sempre de acordo com o entendimento do médico responsável pela transferência, que indicará o grau de gravidade da pessoa a ser transportada, indicando se o paciente poderá ser transferido utilizando a ambulância nível B ou se a Secretaria da Saúde precisará contratar o serviço de uma UTI Móvel.