Prefeito e Secretário de Agricultura visitam trabalhos realizados em Sobradinho

O Prefeito Municipal Armando Mayerhofer, acompanhado do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Adriano Dreher, visitaram algumas propriedades onde a Administração Municipal em parceria com a Emater realizou o trabalho de proteção de nascentes.

De acordo com o Secretário Adriano, a proteção de nascentes, associada ao uso sustentável da água, possibilita o atendimento das necessidades básicas das famílias rurais, como abastecimento humano, para a agricultura, dessedentação animal, entre outros. Diante de algumas situações, onde ainda existem localidades que não são cobertas por serviços públicos ou comunitários de abastecimento de água, faz-se necessário pequenas intervenções na forma de fontes protegidas, poços rasos ou ainda escavados. As nascentes se caracterizam como Área de Proteção Permanente (APP), sendo fundamental estabelecer critério técnicos para devida proteção seguindo normativas e resoluções (resolução Consema nº362/2017). Já as existências das nascentes nas propriedades rurais possuem um valor incalculável, como uma forma sustentável para manutenção de mananciais de água, riachos e banhados.

Nos últimos dias foram construídas proteção de nascentes em Granja do Silêncio na propriedade de Juliana de Oliveira, em Linha Quinca na propriedade de Claudio Gonçalves e em Campestre na propriedade de Délcio Maieron.

O Prefeito Mayerhofer destaca que esta prática irá proporcionar às famílias uma condição de autonomia hídrica, levando água de qualidade às famílias rurais.