Atividades para terceira idade retornam em Sobradinho

A velhice traz consigo a diminuição das aptidões físicas, declínio das capacidades funcionais, aumento do peso, maior lentidão e doenças crônicas

A prática constante de exercício físico, devidamente acompanhado, desencadeia reações positivas na vida do idoso, influenciando o seu bem-estar psicológico. A atividade física oferece importantes benefícios à população da terceira idade, pensando no bem-estar dos idosos a Administração Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social está ofertando Atividade Física aos idosos do Município.

De acordo com a Secretária de Assistência Social, Patrícia Kegler, as aulas serão nas segundas, quartas e sextas-Feiras das 8h às 9h da manhã na Praça Cornedo.

A Coordenadora da Terceira Idade, Márcia Dalmolin salienta que a falta de oportunidade de praticar atividade física na melhor idade faz com que os idosos desanimem ainda que tenham muita vontade de viver, e para essas pessoas a atividade física é um modo de mostrar que ainda são capazes de fazerem coisas extraordinárias.

Entre os benefícios adquiridos com a prática de exercícios físicos pode-se destacar: Auto estima; Controle ou diminuição da gordura corporal; Força muscular e da densidade óssea; Melhora da flexibilidade; Aumento do volume de sangue circulante; Aumento da ventilação pulmonar; Melhora no estado de humor; Tensão muscular e insônia.

A Secretaria está programando várias atividades para que sejam desenvolvidas nos grupos da Terceira Idade, nesta terça feira, dia 20 de julho, as 14h haverá reunião com as diretorias para tratar sobre o reinício das atividades nos grupos, cada um em sua localidade. Sempre com todos os cuidados e uso da máscara. Márcia ressalta que será um novo início com a Terceira Idade, pois devido a Pandemia do Covid 19 muitas pessoas não estarão mais entre nós, outras muito debilitadas e outras que iniciaram sua participação nos grupos. Estamos nos preparando para todas estas hipóteses que surgirão no nosso dia a dia com os idosos. Sabemos que não será fácil, mas que com Amor, Atenção e Carinho poderemos superar tudo isso, e toda a equipe da Secretaria está ansiosa para o início dos trabalhos.

Já o prefeito Armando Mayerhofer destaca que a Administração Municipal reconhece a importância do desenvolvimento de um trabalho conjunto voltado à terceira idade, pois o envelhecimento saudável exige a adoção de um estilo de vida que inclui uma alimentação equilibrada, atividade física e mental, como também o convívio social. Conforme ele, a intenção é cuidar dos idosos, que estão sofrendo com o isolamento social, por isso a necessidade de proporcionar atividades, de forma segura, para aliviar esta situação.