FATO OU FAKE? A BORGES INVESTIGA!

Diante do revés vivido pela educação por força da pandemia que assola o mundo, o sistema educacional precisou se reinventar. Com o retorno das aulas presenciais na modalidade híbrida, houve a necessidade de criar ambientes virtuais onde a tecnologia é um importante suporte de apoio pedagógico, a fim de potencializar a capacidade cognitiva dos alunos. O ensino híbrido tem objetivo de aliar os métodos on-line e presencial, sendo este uma tendência para o séc. XXI. Sabe-se portanto, que a tecnologia é uma grande aliada à educação, no entanto faz-se necessário saber analisar as informações disponíveis nesta ferramenta, pois além da pandemia da Covid-19, vive-se também a “Pandemia da Fake News”.A cerca deste tema a EMEB Borges de Medeiros desenvolve o projeto “FATO OU FAKE? A BORGES INVESTIGA!” Este é coordenado pelas professoras Marta B. Tavares do 5º ano e Cleci R. da Silva professora de Língua Portuguesa de 6º ao 9º ano em parceria com as docentes das demais áreas do conhecimento, pois busca-se um trabalho interdisciplinar com incentivo e apoio da equipe diretiva do educandário. Várias atividades tais como: leituras, pesquisa, seminários, palestras em parceria com a UNISC já estão sendo realizadas. No dia 1º de julho os alunos do 7º, 8º e 9º anos participaram da palestra com o professor Hélio Etges com o tema “Notícia de verdade”; no dia 06 os alunos do 5º, 6º e 7º anos participaram na Câmara de Vereadores da palestra com a professora Grace Kellen C. de Freitas com o tema “Quais os impactos de suas ações e atitudes nas redes sociais” outras ações estão sendo planejadas, uma vez que a intenção é que o projeto se desenvolva no decorrer do ano letivo, aja visto a relevância do tema. Pretende-se, portanto, ao longo do ano trazer depoimentos de profissionais dos diferentes veículos de comunicação tais como: rádio, jornal, revista, televisão entre outros. A Rádio Escolar (outro projeto desenvolvido pela escola) coordenado pala professora Luísa dos Santos, também será utilizado para informar e fomentar o desenvolvimento do referido projeto. Deste modo agradecemos a todos que colaboram para um estudo aprofundado desta temática, pois o objetivo que nos propomos é esclarecer e, sobretudo, usufruírmos com propriedade deste canal de apoio pedagógico social e intelectual desde que bem explorado, pois como diz Rubem Alves: “A educação tem a nobre tarefa de preparar as novas gerações”.