Assistência Social

Secretária: Saionara Soder

Endereço: Centro Administrativo Municipal Ataualpa de Freitas Marques Rua General Osório, 200- Centro

Horário de Atendimento: 7h30min às 11h30min – 13h00min às 17h00min
 Telefone: (51) 3742 1098 Ramal: 248
 E-mail:  assistencia@sobradinho-rs.com.br

Atribuições                                               
Tem por atribuições específicas atender a parcela populacional que procura e demanda as ações e serviços sociais, com o enfrentamento de suas carências cotidianas. Cabe a esta pasta a elaboração, execução, coordenação e avaliação de planos, programas e  projetos, que se constituam em instrumento de defesa dos direitos e das necessidades  pela população, planejando e organizando campanhas que atendas as demandas sociais  de indivíduos , grupos da população ou parcelas desfavorecidas. Fixa, com relação às  verbas disponíveis na Secretaria da Assistência Social, atividades determinadas para  uso das mesmas, no atendimento e na defesa dos direitos da população, vistoriando e  controlando a aplicação de tais recursos.
 Realiza o atendimento direto as situações imediatas e emergenciais da população com a  aplicação de benefícios eventuais tais como auxílio funeral vestuário e alimentação,  diante de disponibilidades financeiras e legais.
 Também fornece a população informações a respeito dos trabalhos desenvolvidos pela secretaria e demais esclarecimentos e orientações a comunidade , na sua área de competência.
Realiza estudos socioeconômicos e familiares, acionando benefícios e serviços sociais, procurando atender na plenitude as demandas sociais por intermédio de acompanhamento ou de atividades preventivas.
À Secretaria Municipal de Assistência Social compete, atender as pessoas que demandam à prefeitura buscando assistência, dando-lhes o encaminhamento devido no que couber.
Colaborar em programas de assistência aos necessitados, por meios próprios ou convênios e em coordenação com outras entidades.
Coordenar campanhas de integração e desenvolvimento comunitário.
Pronunciar-se sobre solicitações de auxílio à prefeitura por parte de entidades assistenciais, controlando a aplicação de recursos.
Coordenar e executar distribuição de alimentos.
Programar e executar campanhas e atendimento individualizado nas áreas de planejamento familiar, nutrição, higiene e trabalho.
Organizar e participar de programas de esclarecimento em meios de comunicação disponíveis na comunidade.
Organizar fichários, relatórios estatísticos das atividades desenvolvidas, divulgando-os ou encaminhando- os ao escalão superior.
Organizar e manter creches de atendimento às crianças mais necessitadas ou que não tenham em seus lares o atendimento indispensável ao seu desenvolvimento integral.
Promover contatos e convênios com entidades da esfera estadual e federal, visando ao atendimento dos objetivos do núcleo e evitando o paralelismo de atuações.

 

Departamentos e Setores Vinculados:


Setor social da 3° Idade
Ramal 233
Coordenadora: Marcia Eliane Dalmolin

Conselhos vinculados:

– Conselho Municipal de Assistência Social

Presidente: Rosiane Rode

– Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Presidente: Roberto Pohlmann