Conselheiros Tutelares da região participam de capacitação em Sobradinho

Fórum de Educação de Sobradinho promove Audiência Pública de Monitoramento do Plano Municipal de Educação
27 de novembro de 2019
Agentes de Saúde recebem capacitação em Sobradinho
28 de novembro de 2019

Conselheiros Tutelares da região participam de capacitação em Sobradinho

O Município de Sobradinho está sediando, na Câmara Municipal de Vereadores, uma capacitação para os conselheiros tutelares (titulares e suplentes), eleitos para o quadriênio 2020-2023, dos municípios de Sobradinho, Passa Sete, Lagoão, Ibarama, Segredo, Lagoa Bonita do Sul e Estrela Velha, além dos profissionais da Rede Socioassistencial.

A programação iniciou nesta quarta-feira (27\11), às 13h30min, com o painel “Identificação de situações de violação de direitos e abuso sexual”, a cargo da Delegada da Polícia Civil de Arroio do Tigre e Sobradinho, Graciela Foresti Chagas. Em seguida, o Juiz da Comarca de Sobradinho, Dr. Cristiano Eduardo Meincke, falou sobre “Poder Judiciário e atuação do Conselho Tutelar”.

Na manhã desta quinta-feira (28), a capacitação teve sequência com o painel “Ministério Público e atuação do Conselho Tutelar”, com a Promotora de Justiça da Comarca de Sobradinho, Dra. Amanda Giovanaz.

Nesta sexta-feira (29) às 13h30min, os representantes da 6ª Coordenadoria Regional de Educação – CRE, Lucijane Ferreira e Leonardo Souza, abordarão o “FICAI Online”, que visa garantir a permanência da criança e do adolescente na sala de aula através de parceria entre a escola, o Conselho Tutelar e o Ministério Público. Após, a assistente social da Proteção Social Especial – PSE, Roberta Ferreira Billig e a psicóloga Graziela Rodrigues Lucas, falarão sobre “O cotidiano do Conselho Tutelar e a Rede Socioassistencial”.

Conforme os organizadores, o principal objetivo é através de palestras dialogadas, oficinas de aprofundamento e estudos de casos, capacitar os conselheiros tutelares para a atuação na garantia de direitos e proteção das crianças e adolescentes, bem como o fortalecimento e articulação da Rede Socioassistencial da Comarca de Sobradinho.