Agentes de Saúde recebem capacitação em Sobradinho

Conselheiros Tutelares da região participam de capacitação em Sobradinho
28 de novembro de 2019
Administração Municipal anuncia aumento no Vale Alimentação dos Servidores Municipais
4 de dezembro de 2019

Agentes de Saúde recebem capacitação em Sobradinho

Os 24 agentes comunitários de saúde de Sobradinho participaram de treinamento sobre o sistema e-SUS, ministrado pelo coordenador municipal Hélio Carvalho Friedrich e pelas enfermeiras Marília Segatto, Cíntia Monteiro Bugs, Marília Binotto e Janaina Sebastiany.

Conforme o secretário de Saúde, Nilo Wietzke, a Prefeitura adquiriu tablets novos para os agentes de saúde efetuarem os registros de dados diretamente no sistema e-SUS, uma vez que a partir de 2020 os prontuários serão totalmente eletrônicos. Ele adianta que os agentes de saúde terão que fazer o recadastramento dos pacientes de cada unidade de saúde, pois atualmente cerca de 6.500 pacientes estão cadastrados e o Município deverá atingir no mínimo 10 mil cadastros para receber os recursos federais, que a partir de agora serão por produção, ou seja, pela quantidade de atendimentos realizados. Dessa forma, o paciente só poderá ser atendido na unidade de saúde de sua referência, onde está cadastrado, ou excepcionalmente em caso de férias do profissional, será encaminhado para outra unidade.

O novo sistema é uma estratégia do Ministério da Saúde, de incorporação da saúde digital, como forma de garantir mais agilidade, já que dispensa o preenchimento manual de cadastros, permitindo ao agente de saúde, por exemplo, inserir de imediato as informações das visitas feitas às casas dos pacientes na plataforma digital, que funciona off-line. Desse modo, o profissional não precisa se deslocar até a unidade de saúde para inserir os dados, o que garante mais eficiência ao processo.